Categorias
Bem estar Saúde em Foco

Como Melhorar a Qualidade do Sono.

O sono é um parâmetro que merece atenção e deve estar no mesmo patamar de cuidados com a alimentação e a atividade física. A qualidade do sono pode ser medida pela duração, tempo despendido para dormir, fragmentação do sono e até pela presença de apneia e excitações espontâneas, que podem tornar o sono mais agitado. Pensando em todas essas características que o sono pode apresentar, a qualidade do sono pode variar de indivíduo para indivíduo. Entretanto, independente de como se passou a noite de sono, o que vai importar, será refletido ou não, no período diurno. Sonolência excessiva, fadiga, sensação de cansaço são sem dúvida as maiores queixas com relação à uma noite “mal dormida”.

Um estudo revelou que em indivíduos que dormem em torno de 7 horas por noite, a qualidade média do sono estava melhor relacionada à saúde, e a satisfação com a vida e, sentimentos de tensão, depressão, raiva, fadiga e confusão estava presente em indivíduos que dormiam poucas horas. Por isso, é tão importante manter a qualidade do sono, para que não afete a qualidade e bem estar do período diurno.

O sono é um período essencial para o corpo se recuperar do dia, e ele ocorre graças ao hormônio melatonina, que é uma substância relacionada diretamente aos ciclos de sono: indução e aumento da eficiência do sono. O período do sono é quando o nosso organismo faz toda a manutenção necessária, como os reparos e trocas celulares, equilíbrio das funções orgânicas, recuperação muscular e estímulo de processos anabólicos.

A melatonina é a responsável por avisar ao nosso organismo que a noite chegou, diminuindo a temperatura corporal, diminuindo o processo digestório e a pressão arterial, preparando o corpo para o repouso, e, consequentemente, para todas as funções de reparo do organismo, ocorridas durante a noite.

Que a Melatonina é essencial para a qualidade do sono já está claro, por isso, temos algumas dicas de como estimular naturalmente a produção desse hormônio, já que o uso de medicamentos que induzem o sono podem causar dependência, irritabilidade e outros efeitos colaterais.

Luminosidade

Como a melatonina é secretada de acordo com o grau de luminosidade, sendo na escuridão o ápice de sua liberação, o uso de aparelhos como TV, celular, computador que emitem luminosidade desestimulam a liberação de melatonina, dificultando a chegada do sono. Portanto, o local do sono deve ser um ambiente calmo, livre de luz e sem estímulos luminosos para promover a produção e liberação de melatonina.

Alimentos e Suplementos

Evite refeições pesadas e de difícil digestão, para que o corpo possa se concentrar apenas no seu descanso. E, claro, não consuma café ou alimentos cafeinados como chocolate, chás estimulantes e refrigerantes tipo cola.

Alguns suplementos também podem ser indicados para a melhora do sono:

ProMelaton

É um suplemento vitamínico formulado com nutrientes envolvidos na síntese natural do hormônio melatonina. A partir da conclusão de alguns estudos foi descoberto que algumas vitaminas são essenciais para a produção da melatonina, sendo sua deficiência relacionada à baixos níveis de produção do hormônio do sono. São elas: Vitamina B9, Vitamina B6, Vitamina B12 e Vitamina C. Essas vitaminas devem estar em níveis satisfatórios no organismo, para garantir a produção adequada de melatonina. Portanto, o ProMelaton oferece os ingredientes necessários para a estimulação do cérebro na produção natural de melatonina.

Triptofano

É um aminoácido essencial que não tem a capacidade de ser produzido pelo organismo, ou seja, ele precisa ser oferecido diariamente através da alimentação com o consumo de certos alimentos. O triptofano é o ingrediente chave para a produção de serotonina, que é responsável pelo bem estar, bom humor, pode ter efeito relaxante no controle da ansiedade e insônia. Além disso, o triptofano estimula a glândula pineal a secretar a melatonina, que regula os nossos ciclos de sono e vigília, e previne o envelhecimento precoce. Conheça o Triptofano em cápsulas da NatusVita, um produto 100% puro.

Magnésio Dimalato

O mineral magnésio regula inúmeras funções no organismo e uma delas está ligada com a qualidade do sono. Pouco divulgado, mas atualmente a suplementação com Magnésio Dimalato tem sido orientada para quem precisa melhorar a qualidade do sono. A deficiência de magnésio pode tornar o sono mais leve e inquieto, meramente porque este mineral essencial está envolvido em funções do sistema nervoso central, além de estimular a conexão de neurotransmissores específicos na estimulação do sistema nervoso parassimpático, que é responsável pelo nosso “relaxamento”.

Está claro o papel do sono na vida cotidiana e na saúde das pessoas. Quem procura disposição, saúde física e mental, deve também, preocupar-se com a qualidade do seu sono.

Por isso, desejamos uma boa dose de sono!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *