Categorias
Beleza Bem estar Emagrecimento

Como Melhorar a Retenção de Líquido

A retenção de líquidos é mais comum nas mulheres e pode causar desconforto pelo simples fato de aumentar suas medidas corporais, principalmente na região abdominal. Se não está ligado a uma doença crônica ou alguma disfunção fisiológica, é possível detectar facilmente a sua causa, que pode ser o consumo excessivo de carboidratos refinados, sal, alimentos industrializados, sedentarismo, período menstrual e gestação (alteração hormonal).

A retenção de líquidos é o inchaço corporal causado pelo acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do corpo. Por conta desse acúmulo, uma pessoa pode aumentar seu peso em até 2 kg durante um só dia.

Neste período do ano, a queixa com a retenção de líquidos é maior, parte disso pode ser devido ao calor, alteração na rotina alimentar e a baixa frequência de atividade física. Podendo o aumento na balança ser meramente o reflexo do inchaço causado pela retenção de água no corpo.

É possível melhorar essa condição de forma natural, apenas ajustando a sua rotina e inserindo alguns alimentos e suplementos que tem poder diurético. Por isso, separamos 6 dicas para você que está sofrendo com o inchaço no corpo:

Dica 1: Exercite-se

O exercício físico ajuda a eliminar o excesso de água por meio da transpiração e da respiração. Além de melhorar a digestão e a eliminação de toxinas do corpo.

Dica 2: Reduza o sódio

O sódio ajuda a reter líquido, portanto, diminua o consumo de sal de cozinha e outros alimentos ricos em sódio como embutidos, comidas prontas, enlatados, temperos e molhos prontos, conservas e fast food’s.

Dica 3: Beba mais água

Uma maior ingestão de água estimula o organismo a eliminar mais líquido, diminuindo o inchaço. Nosso corpo é formado por grande parte de água, por isso, se ele não recebe água o suficiente para funcionar, ele retém a água disponível como um mecanismo de proteção em resposta à escassez.

Dica 4: Mude sua alimentação

Inclua na sua alimentação alimentos ricos em água como: pepino, chuchu, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, maçã, ricos em potássio como: banana, iogurte desnatada, beterraba, abóbora, tomate, suco de laranja e chás diuréticos como: cavalinha, carqueja, hibisco, cidreira, erva-doce, capim-limão, camomila e de bugre.

Dica 5: Evite

Evite consumir açúcar e carboidrato simples, como: pão branco, massa branca, bolachas, batata frita. Quando armazenados no organismo para a geração de energia, os carboidratos se ligam à água. Quanto maior o consumo desses carboidratos, mais água você vai reter.

Dica 6: Use suplementos quando necessário

  • Suplemento de Cálcio, Magnésio e Zinco: O cálcio e o magnésio competem com o sódio pela absorção no organismo; por isso, o consumo adequado desses nutrientes pode promover e eliminação do sódio que não foi efetivamente absorvido. No caso do zinco, a sua deficiência pode colaborar para a retenção de líquidos. Na NatusVita você encontra um único suplemento que reúne todos esses minerais.
  • Chá verde: Possui muitas propriedades e é um importante aliado para evitar o inchaço que é provocado pela retenção líquida. Ele possui ação diurética que ajuda a eliminar o excesso de líquido do organismo. Isso pode ser refletido na diminuição do inchaço e redução de medidas provocada pela retenção líquida. Já conhece o chá verde puro e orgânico em cápsulas da NatusVita?
  • Vitaminas do complexo B: Elas auxiliam o corpo na melhora da circulação e na distribuição dos líquidos entre o organismo, aumentando o fluxo de renovação de líquidos corporais.
  • Innovelle Drainage: É um nutracêutico concentrado que possui: Vitamina C, B1, B3, B5, B6, B9, B12 e Molibdênio em cápsulas. Ele pode auxiliar na melhora da retenção de líquidos com sua fórmula única com ingredientes sinérgicos que auxiliam a promover um efeito de “drenagem” de dentro para fora.

Portanto, mantendo uma rotina saudável, rica em nutrientes, ativa e com alto consumo de água a retenção líquida vai passar longe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *