Categorias
Saúde em Foco Suplementos

Conheça os 6 ativos essenciais para os ossos, músculos e articulações

Os 6 ativos essenciais para quem busca manter a saúde dos ossos, músculos e articulações.

A mobilidade do corpo que é essencial para o movimento humano, é um complexo que depende da atuação de vários sistemas, órgãos e reações bioquímicas. Com isso, a manutenção de todos os componentes envolvidos nessa ação são fundamentais para manter um indivíduo em movimento.

Para o bom desempenho físico, tanto na realização de atividades cotidianas, como para a prática de exercício físico, é preciso manter a saúde dos ossos, músculos e articulações. Manter esses sistemas funcionando de forma adequada e equilibrada evitam prejuízo na mobilidade, quadros inflamatórios, fragilidade dos ossos, perda da força muscular e afasta dores relacionadas à mobilidade.

Além da idade e do desgaste orgânico relacionado ou não à sobrecarga, a deficiência de ativos essenciais para os ossos, músculos e articulações podem ter relação direta com prejuízos ou desconfortos relacionados ao movimento do corpo.

Pensando na importância que esses nutrientes têm para a saúde e manutenção dos tecidos envolvidos com o movimento humano, vamos falar sobre os 6 ativos essenciais para os ossos músculos e articulações.

Sentindo dor ao se movimentar?

Os ossos, músculos e articulações são os grandes responsáveis pela mobilidade do corpo, dando capacidade e autonomia para a realização das atividades diárias.

Sentir dor para  caminhar, abaixar, correr, levantar, ou durante a prática de exercício físico, não é normal. Afinal, o corpo é um complexo estruturado que deve estar apto para se movimentar.

Entretanto, é muito frequente ouvir queixas relacionadas à dores nos joelhos, ombros, costas, nas articulações em geral e tensão muscular, tanto na população mais idosa, quanto na população mais jovem submetida à algum tipo de treinamento físico. Se há dificuldade em executar funções básicas de movimentação, ou para a prática física, pode ser um sinal do corpo para apontar algo de errado.

A dor pode ser causada por processo inflamatório, estresse oxidativo aumentado, fragilidade dos ossos, desgaste articular, degeneração de cartilagens, por perda de força muscular ou por movimento muscular prejudicado. E, o que isso tudo tem em comum? Um dos motivos para a causa ou agravamento desses desconfortos, pode ser a falta de ativos essenciais para os ossos, músculos e articulações.

Quais são os 6 ativos essenciais para os ossos, músculos e articulações.

Ácido hialurônico

O Ácido hialurônico é o maior componente do líquido sinovial presente nas articulações. Sendo fundamental na propriedade viscoelástica do líquido sinovial que atua na importante função de lubrificação, para absorver o choque e diminuir o atrito entre as estruturas.

O nosso organismo é capaz de produzir o Ácido hialurônico para a manutenção dessas estruturas, entretanto com o passar da idade, ele sofre uma baixa em sua produção, bem com as características das novas moléculas já não são mais as mesmas.

As suas moléculas começam a sofrer uma quebra extracelular, reduzindo o seu peso e por consequência há diminuição na viscoelasticidade do líquido sinovial deixando as articulações mais suscetíveis à lesões. Por isso, a suplementação do ácido hialurônico visa suprir as necessidades do organismo para este composto, preservando todas as estruturas que dependem da sua disponibilidade.

Colágeno tipo 2

O Colágeno tipo 2 é uma proteína estrutural encontrada nas articulações e representa 98% de todo o conteúdo de colágeno nesse tecido, por isso ele está diretamente ligado com a manutenção da função articular.

Ele é fundamental para a formação, rigidez e resistência do tecido cartilaginoso, por formar uma rede de fibras que dá suporte à essas funções. O Colágeno tipo 2 pode ser encontrado na forma de suplemento não desnaturado extraído do esterno do frango.

Ele ajuda na manutenção e saúde das articulações e cartilagens, com ação regenerativa, antioxidante e anti-inflamatória, melhorando inclusive os quadro de dor. Como Colágeno tipo 2 não desnaturado, ele está em sua forma mais íntegra, que não passou por desnaturação ou hidrólise, mantendo as suas atividades moleculares.

Bem como no caso do Ácido hialurônico, o Colágeno tipo 2 tem sua produção diminuída com a idade e por isso, a sua reposição pode ser indicada.

Magnésio Dimalato

O Magnésio Dimalato é composto pelo mineral magnésio, que está envolvido na formação dos ossos, músculos e articulações e, também por ácido málico, um composto orgânico essencial para a cadeia de produção de energia que ocorre nas mitocôndrias.

De todo o conteúdo interno de magnésio, 60 a 65% está no tecido ósseo, 27% no tecido muscular e 6% nos outros tecidos. O magnésio estabiliza a estrutura de ATP nos músculos, tem papel na transmissão neuromuscular, contração muscular, tônus vasomotor e pressão arterial, e por isso, é importante para o movimento humano e desempenho físico.

Nos músculos o magnésio participa da regulação dos transportadores de íons e da contração muscular. Já o ácido málico acelera o aporte de oxigênio nos músculos reduzindo a fadiga, aumentando a resistência física e a recuperação muscular.

Nos ossos o magnésio é fundamental para a função normal do cálcio e fósforo e dos hormônios que regulam a manutenção óssea. Ele mantém a resistência dos ossos, porque ajuda na fixação do cálcio. E, por fim, nas articulações o magnésio atua na prevenção de processos inflamatórios, já que neste local ele evita ou neutraliza o estresse oxidativo.

Cobre Quelato

O Cobre tem papel essencial como cofator para a atividade de enzimas necessárias para a formação do tecido conjuntivo (estrutura de tendões, ligamentos, ossos e músculos).

Uma classe dependente de cobre (lisil oxidase) é essencial para a ligação cruzada de fibras de colágeno e elastinas necessárias para a formação do tecido conjuntivo dos ossos. É  fundamental para a função da manutenção óssea e tem ação antioxidante que protege estruturas celulares da ação de espécies reativas de oxigênio

Manganês Quelato 

O manganês é um mineral essencial para a saúde e o desenvolvimento humano, sendo necessário para o metabolismo de macronutrientes, formação de tecidos e ossos. Ele é responsável por ativar enzimas que são necessárias para a formação de tecido conjuntivo e ósseo.

Ele também participa da biossíntese de glicosaminoglicanos, que são compostos presentes em muitas estruturas e importante para as cartilagens e ossos. É fundamental para o crescimento ósseo, manutenção e formação de cartilagens e importante fator de proteção antioxidante contra os radicais livres que causam danos nas células.

Zinco Quelato

O zinco está relacionado com a melhora da densidade óssea. O músculo esquelético (63%) e ossos (20%) possuem as maiores quantidades de zinco de todo o corpo. O zinco tem importantes papeis biológicos no organismo, atuando como anti-inflamatório, no sistema de defesa antioxidante e estrutural.

Ele está diretamente envolvido nas ações de enzimas que tem como função controlar diversos processos e dentre eles a formação óssea. Com isso, ele tem efeito sobre a mineralização óssea contribuindo para a manutenção, o reparo e o crescimento ósseo.

Encontre Todos estes Ativos em Uma Única Cápsula

E que tal encontrar todas estas substâncias em um único produto? O FlexUpper é um suplemento que contém todos estes ingredientes em uma única cápsula.

Também é importante que esses ativos estejam em sua melhor forma química, com maior biodisponibilidade, para que ao serem consumidos, o organismo consiga absorver e aproveitar ao máximo as suas propriedades. No caso do minerais magnésio, cobre, manganês e zinco, é importante que eles sejam oferecidos em sua forma quelatada, para aumentar a sua absorção e aproveitamento dentro do organismo.

A combinação destes 6 ativos essenciais para os ossos músculos e articulações, irá atuar de forma sinérgica dentro do organismo, no qual um apoia ou complementa a atuação do outro em prol de estruturas ligadas a mobilidade do corpo.

Como a deficiência de ativos essenciais pode afetar a saúde dos ossos, músculos e articulações?

O Ácido hialurônico, o Colágeno tipo 2, o Magnésio, o Cobre, o Manganês e o Zinco como são os ativos essenciais para o para o corpo humano que desempenham papeis fundamentais na formação, manutenção, proteção e ativação de enzimas envolvidas na biossíntese dos ossos, músculos e articulações. Se há deficiência ou baixa produção em algum desses ativos, certamente a estrutura ou funções desses tecidos podem sofrer prejuízo.

Portanto, a baixa produção ou a falta de ativos envolvidos na manutenção e saúde dos ossos, músculos e articulações, pode acarretar na deficiência funcional do corpo, levando à dores generalizadas e a limitação da mobilidade. Tudo isso pode prejudicar diretamente a qualidade de vida do indivíduo. 

Quem deve fazer a reposição destes 6 ativos?

O nosso corpo precisa diariamente de Ácido hialurônico, Colágeno tipo 2, Magnésio, Cobre, Manganês e Zinco, por isso, é preciso garantir que ele receba quantidades suficientes destes nutrientes para que não sofra os prejuízos. No caso do ácido hialurônico e do colágeno tipo 2 que dependem da produção orgânica, já é esperado que com a idade os níveis desses ativos diminuam.

Já para os minerais Magnésio, Cobre, Manganês e Zinco, é preciso consumi-los em quantidades satisfatórias e necessárias ao organismo. No intuito de garantir o oferecimento destes ativos e nutrientes, a suplementação pode ser orientada.

A indicação pode ser para pessoas com baixo consumo alimentar de carnes e vegetais, idosos, praticantes de atividade física, quem deseja prevenir lesões, quem sente dor ao se movimentar, pessoas suscetíveis à fratura óssea, prejuízo na mobilidade, mulheres na menopausa ou na presença de quadros inflamatórios. Lembrando que, estima-se que os ativos produzidos pelo organismo sofrem queda na produção já a partir dos 30 anos.

Fatores que diminuem a absorção desses ativos, uso de medicamentos, idade avançada, presença de certas doenças, podem também levar ao aumento da sua necessidade pelo organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *