Categorias
Bem estar Saúde em Foco Suplementos

Regule de Forma Natural a Pressão Arterial

A pressão arterial é dependente do volume de sangue que sai do coração e da resistência que ele encontra para circular pelos vasos do organismo.

A ”hipertensão arterial sistêmica” (pressão alta) ocorre quando a pressão sanguínea nos vasos mantém-se elevada acima dos níveis considerados normais, ou seja, além da pressão que o organismo supostamente tolera, o que pode acarretar uma série de alterações no corpo humano, visíveis em muitos órgãos.

A hipertensão é uma doença degenerativa e multifatorial. Segundo dados da VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão (2010), esta patologia é considerada um dos principais fatores de risco modificáveis, já que apresenta prevalência acima de 30% no Brasil.

Como é considerada uma doença com fatores de risco modificáveis, tanto a sua prevenção quanto o seu tratamento podem ser modulados por meio da alimentação e exercícios físicos. Por isso, uma alimentação rica em frutas e verduras e principalmente em magnésio e com baixo teor de sódio é importante.

Neste sentido, alguns suplementos alimentares também pode auxiliar na melhora da pressão arterial:

Magnésio Dimalato

Uma das formas de suplementação do mineral magnésio é o Magnésio Dimalato que é uma formulação pura que além de oferecer o magnésio quelato (melhor absorção) ele agrega o ácido málico, um importante composto para o organismo.

O conteúdo corporal de magnésio é de aproximadamente 20-30g. Encontra-se nos ossos (60%), músculos (26%) e o Cérebro, coração e líquidos corporais reúnem 14% desse conteúdo. O magnésio participa de mais de 300 reações metabólicas e uma delas está envolvida com o controle da pressão sanguínea, por ter ação hipotensora. Portanto, sabe-se que o magnésio possui efeito antiarrítmico, atua no tônus da musculatura arterial vascular e a falta dele no organismo tem sido relacionado com a hipertensão arterial. Por esta razão, recomenda-se a ingestão adequada de magnésio através da alimentação e quando isso não for possível, a suplementação de magnésio quelato, como o Magnésio Dimalato, por exemplo, pode ser indicada.

L-Arginina

O óxido nítrico é produzido a partir da conversão do aminoácido L-arginina em L-citrulina por uma família de enzimas, conhecidas como óxido nítrico sintetase (NOS). Sabe-se que em condições patológicas como a aterosclerose (placas de gorduras nas artérias) e a vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos), os níveis de óxido nítrico estão diminuídos, e a suplementação com L-Arginina contribuem para a dilatação dos vasos sanguíneos e consequente melhora das condições da pressão arterial, por melhorar o fluxo sanguíneo. Recomenda-se a suplementação na hora de ir dormir.

Fiber Equilibre (Fibra de Aveia, Polidextrose, Goma guar, Inulina e FOS)

O Fiber Equilibre é um mix de 5 fibras, composto por 60% de fibras solúveis e 40% de fibras insolúveis. Dentre os seus ingredientes, está o FOS e a Inulina que são prebióticos que trazem inúmeros benefícios à saúde.  Para você entender melhor, o FOS e a Inulina são fibras não digeríveis que estimulam seletivamente, o crescimento e/ou a atividade de espécies bacterianas no cólon. Estas bactérias estimuladas, exercem muitas funções benéficas e dentre elas a redução da pressão sanguínea.

A Inulina e o FOS são considerados ingredientes funcionais, pois sua ingestão crônica promove melhorias à saúde, redução da pressão arterial e redução do risco de diversas doenças (cardiovascular e câncer de cólon). O mecanismo de atuação é basicamente a alteração da microbiota colônica para uma microbiota saudável, capaz de induzir esses e outros efeitos favoráveis à saúde.

Ah! Além de ajudarem a regular a pressão arterial, o FOS e a Inulina podem ajudam a reduzir a concentração de colesterol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *