Categorias
Saúde em Foco

Melatonina: o hormônio do sono!

Melatonina

A melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio natural produzido pelo cérebro (na glândula pineal) que ajuda no estado de sonolência e no ciclo do sono. Contudo, a capacidade de produção de melatonina da glândula pineal diminui com o passar dos anos e está associada à distúrbios de sono.

A luminosidade está ligada a liberação da melatonina, pois ela é sintetizada e secretada no período noturno quando se aproxima o escurecer da noite. A luz natural e a luminosidade artificial inibem a produção de melatonina. Seus níveis plasmáticos estão em alta entre as 3 e 4 hr da manhã.

Portanto, a função fisiológica da melatonina é de regular o sono, auxiliar no sistema inume, agindo nos linfócitos e citocinas, atuar em atividades anti-inflamatórias, além de controlar o processo de oxidação celular.

Funções da Melatonina
Funções da Melatonina

Importância do sono

O sono é um período essencial para o corpo se recuperar do dia, e ele ocorre graças ao hormônio melatonina, que é uma substância relacionada diretamente aos ciclos de sono: indução e aumento da eficiência do sono.

O período do sono é quando o nosso organismo faz toda a manutenção necessária, como os reparos e trocas celulares, equilíbrio das funções orgânicas, recuperação muscular e estímulo de processos anabólicos.

Curiosidade: A melatonina é a responsável por avisar ao nosso organismo que a noite chegou, diminuindo a temperatura corporal, diminuindo o processo digestório e a pressão arterial, preparando o corpo para o repouso, e, consequentemente, para todas as funções de reparo do organismo, ocorridas durante a noite.

Como o ProMELATON funciona?

O ProMELATON é um suplemento pró hormonal, que é formulado com nutrientes envolvidos na síntese natural do hormônio melatonina. A partir da conclusão de alguns estudos foi descoberto que algumas vitaminas são essenciais para a produção da melatonina, sendo sua deficiência relacionada à baixos níveis de produção do hormônio do sono. São elas: Vitamina B9, Vitamina B6, Vitamina B12 e Vitamina C. Essas vitaminas devem estar em níveis satisfatórios no organismo, para garantir a produção de níveis adequados de melatonina. Portanto, a intenção do ProMELATON é oferecer os ingredientes necessários para a estimulação do cérebro na produção natural de melatonina.

Muitos fatores estão ligados à qualidade do sono, como a vida moderna, o uso de aparelhos como tv, celular, computador que intertem e emitem luminosidade desestimulando a liberação de melatonina, ou, o fato de não ser suprido por meio da alimentação diária a necessidade de vitaminas precursoras do hormônio melatonina.

Diferente de outros países, o hormônio melatonina em forma de suplemento tem sua produção e distribuição proibida no Brasil pela ANVISA. Por isso, o suplemento pró hormonal ProMELATON tem sido uma opção segura na tentativa de melhorar a qualidade do sono. O ProMELATON que também é considerado um suplemento vitamínico, tem sua vantagem por se tratar de um produto natural, que não causa reações adversas, ao contrário das drogas hipnóticos comuns (indução de sono), que podem causar dependência, sonolência em excesso, fadiga, irritabilidade.

Compre o suplemento que auxilia na produção a Melatonina em www.natusvita.com.br

Referências Bibliográficas:

FOURNIER I., et al. Folate Deficiency Alters Melatonin Secretion in Rat. The American Society for Nutritional Sciences. Março de 2002.

FERREIRA, Cecília da Silva et al. Melatonina: modulador de morte celular. Rev. Assoc. Med. Bras. São Paulo, vol.56, n.6, pp.715-718. 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *