Categorias
Beleza Saúde em Foco

Como manter seu Cabelo e Unhas saudáveis?

A resposta é fácil! Consuma muitas frutas, verduras, legumes, cereais e grãos integrais, sementes oleaginosas, proteínas… Ok! A resposta, pode até estar na ponta da língua, mas esse cardápio faz parte do seu dia-a-dia?

Para algumas pessoas um cardápio variado e nutritivo, não perfaz a sua realidade e a falta de nutrientes pode ser refletida na saúde do cabelo e das unhas.

Por isso, uma boa ideia é usar um suplemento nutricional para ser um aliado no fortalecimento, desenvolvimento e vivacidade do cabelo e das unhas.

Transição Nutricional

Atualmente, muitos países em desenvolvimento, inclusive o Brasil, vem enfrentando uma transição nutricional determinada pela má-alimentação, que apontam para o aumento do desequilíbrio nutricional, no qual contribui para o aumento das carências nutricionais.

Por vezes, o tempo é muito curto para planejar ou preparar a alimentação diária e as limitadas habilidades culinárias podem levar à dependência de alimentos processados ou de cozimento rápido.

O resultado desta comodidade é o aumento do consumo de alimentos com maior concentração de sódio, gordura, açúcares, conservantes e um decréscimo no consumo de alimentos com equilíbrio nutricional. Entende-se por alimento equilibrado nutricionalmente aquele que oferece em sua composição, nutrientes (macronutrientes, vitaminas e minerais) que nutrem e provêm as necessidades básicas das funções orgânicas do corpo humano.

A adesão por dietas restritivas “da moda”, sem orientação profissional, também contribuem com sua parcela de culpa para o desequilíbrio nutricional. Se não planejada de forma correta, dietas com muitas restrições, também poderão trazer prejuízos à saúde, refletidos nas carências nutricionais.

Como a falta de nutrientes pode refletir na saúde do Cabelo e Unhas?

Além de corroborar para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis, a falta de nutrientes no organismo, auxilia para um desequilíbrio da homeostase, podendo ser retratado, nos aspectos físicos do corpo, como por exemplo, no cabelo e nas unhas:

Essas alterações podem representar carência de ferro, selênio, Vitamina A, Vitaminas do complexo B e baixa ingestão de proteínas, ou, podem até ser uma desordem na circulação sanguínea.

Uma alimentação deficiente em nutrientes, somado ao stress, radicais livres, poucas horas de sono, exposição insuficiente ao sol, desequilíbrio hormonal, avanço da idade é o pacote perfeito para o declínio da saúde das unhas e do cabelo.

Falta de Nutrientes: Cabelo e Unhas danificadas.

O Innovelle Hair&Nail foi desenvolvido para auxiliar no enfrentamento dos problemas relacionados à saúde do cabelo e das unhas. Os nutrientes do Innovelle Hair&Nail foram seletivamente formulados para oferecer ao organismo o suporte adequado na manutenção e na regressão dos sintomas que a falta de nutrientes pode causar ao cabelo e às unhas.

O que é e como age este suplemento para unhas e cabelos?

Innovelle hair & Nail é um nutracêutico exclusivo que contém substâncias como biotina, cromo, piridoxina, niacina, selênio, zinco e mais 11 vitaminas e minerais, micronutrientes e macronutrientes importantes para a saúde dos cabelos e unhas.

Esse é uma fórmula exclusiva que auxilia no crescimento e fortalecimento de cabelos e unhas, promovendo a força, o brilho e o aspecto saudável. Através do seu complexo de nutrientes, auxilia na produção de Queratina, que é uma proteína natural do organismo, essencial para a construção e manutenção das unhas e do cabelo.

A Niacina que é uma das vitaminas presentes na fórmula, é responsável por melhorar a circulação sanguínea, que engloba a microcirculação do couro cabeludo. Através da melhora da microcirculação ocorre um aumento no transporte de nutrientes e remoção de substâncias nocivas, com isso, há um estímulo no crescimento capilar.

A ácido pantotênico que é um dos ingredientes do Innovelle Hair&Nail, além de favorecer o bom funcionamento do organismo, ela é naturalmente encontrada no couro cabeludo, sendo fundamental para manter cabelos fortes e o crescimento saudável. É conhecida como a Vitamina “anti-estresse”, por auxiliar no controle da capacidade de resposta do corpo ao estresse, além de ajudar no fortalecimento e regeneração de células. A deficiência de Vitamina B5, está ligada principalmente, à queda de cabelo e fadiga.

A Tiamina é essencial para o metabolismo dos aminoácidos, que são unidades formadoras de proteínas que compõem cabelos e unhas. A Tiamina ajuda no aumento da atividade metabólica da raiz do cabelo, contribuindo para o seu crescimento.

A Vitamina A está ligada à formação e diferenciação de proteínas. Possui função celular epitelial, atuando na produção e diferenciação de proteínas de Queratina, que é um tipo de proteína que ajuda a formar unhas e cabelo. Além disso, possui efeito antioxidante, que atua na remoção ou bloqueio dos radicais livres, que são um dos fatores que reduzem a taxa de crescimento capilar. A Vitamina A é um derivado da hidrólise do betacaroteno, que permite que seu corpo produza novas células para cabelo e unhas. A carência de Vitamina A, causa o aparecimento de manchas esbranquiçadas nas unhas e torna-as mais quebradiças.

A saúde das unhas e dos cabelos é um processo que acontece de dentro pra fora e sua nutrição depende das funções do organismo. Mas para isso, é preciso oferecer através da alimentação ou suplementação os ingredientes que estão ligados à funções de construção e manutenção do cabelo e das unhas. O Innovelle Hair&Nail surge como um aliado no oferecimento dos compostos que atuam e promovem a saúde do cabelo e das unhas.

Referências Bibliográficas:

ABE-MATSUMOTO, Lucile Tiemi; SAMPAIO, Geni Rodrigues; BASTOS, Deborah H. M.. Suplementos vitamínicos e/ou minerais: regulamentação, consumo e implicações à saúde. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, vol. 31, n. 7, pp. 1371-1380. Janeiro de 2015.

Brewer’s yeast. University of Maryland Medical Center website. Reviewed March 14, 2009. Accessed March 14, 2017.

CABALLERO-CORDOBA, G. M.; PACHECO, M.T.B.; SGARBIERI, V. C. Composição química da biomassa de levedura integral (Saccharomyces sp.) e determinação do valor nutritivo da proteína em células íntegras ou rompidas mecanicamente. Ciênc. Tecnol. Aliment.,  Campinas,  vol. 17, n. 2, pp. 102-106. Agosto de 1997.

CABALLERO – CÓRDOBA, G. M.; SGARBIERI, V. C. Nutritional and toxicological evaluation of Yeast (Saccharomyces Cerevisiae) biomass and a yeast protein concentrate. Journal of The Science of Food and Agriculture. Vol. 80, pp. 341-351. 2000.

EHRLICH, S. D. Brewer’s Yeast. University of Maryland Medical Center. Reviewed by A.D.A.M. Editorial Team, accredited by URAC – American Accreditation HealthCare Comission. Junho de 2014.

ESCOTT-STUMP, S.; MAHAN, L. K. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed.2010.

FRANÇA, C. F.; VIANNA, L. M. Vitaminas do Complexo B, Cognição e Hiper-Homocisteinemia: Uma Revisão. Revista Neurociência. Vol. 20, n. 1, pp. 88-93. 2012.

HOSSEINZADEH, P. et al. Brewer’s Yeast Improves Glycemic Indices in Type 2 Diabetes Mellitus. Int J Prev Med. Vol. 4, n. 10, pp. 1131-1138. Outubro de 2013.

METRI, A. C. et al . Farinha de mandioca enriquecida com bioproteínas (Saccharomyces cerevisiae), em associação ao feijão e arroz, na dieta de ratos em crescimento. Rev. Nutr.,  Campinas,  vol. 16, n. 1, pp. 73-81. Janeiro de 2003.

MOYAD, M. A. Brewer’s/Baker’s Yeast (Saccharomyces Cerevisiae) and Preventive Medicine: Part I. Urologic Nursing. Vol. 27, n. 6, pp. 560-561. Dezembro de 2007.

QUEIROZ, R. C. et al . Uso de produto à base de enzima e levedura na dieta de bovinos: digestibilidade dos nutrientes e desempenho em confinamento. R. Bras. Zootec., Viçosa,  vol. 33, n. 6, pp. 1548-1556. Dezembro de 2004.

VILELA, E. S. D.; SGARBIERI, V. C.; ALVIM, I. D. Determinação do valor proteico de células íntegras, autolisado total e extrato de levedura (Saccharomyces sp.). Rev. Nutr.,  Campinas ,  vol. 13, n. 3, pp. 185-192. Dezembro de 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.