Categorias
Bem estar Saúde em Foco

Dica de Suplementos para Ajudar na Pratica de Atividade Física

Para o nosso corpo, a atividade física gera estresse oxidativo e metabólico no qual ele necessita constantemente de adaptação.

Com o progresso social e cultural que transformou a sociedade nômade em uma sociedade sedentária, nosso corpo já não é mais tão predisposto à praticar atividade física. Antes uma questão de sobrevivência do homem primitivo e agora uma escolha consciente de mudança de hábito.

Por isso, é tão difícil aderir à atividade física, pois nosso corpo entende que precisamos reservar energia para sobreviver. A atividade física para se tornar hábito de vida, pode levar alguns meses. Isso explica parte da dificuldade em se adaptar a uma rotina mais ativa. Alguns autores falam em 66 dias e um estudo menciona 84 dias para a criação de um novo hábito, isso aponta que é preciso praticar e repetir a atividade física mesmo sem vontade, até que você adquira esse novo hábito.

Se o seu desejo é criar o hábito de praticar atividade física e sabendo das dificuldades que você pode enfrentar no começo, separamos alguns suplementos que podem te ajudar no aumento da disposição para encarar esse desafio.

Cafeína

O consumo da Cafeína 1 hr antes da prática da atividade pode potencializar o desempenho físico. Por estimular o Sistema Nervoso Central, a cafeína aumenta o estado de alerta e diminui a fadiga, esses mecanismos auxiliam na disposição e na sensação de bem estar. Por isso, ela pode ser indicada para quem está iniciando uma atividade física.

Difícil é eleger o melhor efeito da Cafeína, quando comparamos os variados mecanismos fisiológicos em que ela pode atuar: retardo da fadiga, aumento da capacidade do trabalho muscular, aumento da disponibilidade da energia, diminuição da sensibilidade a dor, melhora da concentração, aumento da velocidade e força músculo esquelética e da capacidade do corpo em sustentar a atividade até o final.

Palatinose

É um carboidrato funcional do tipo dissacarídeo obtido por processo de conversão a partir da sacarose. O consumo de carboidratos é fundamental para a prática da atividade física, pois, ele é a fonte energética primária do corpo e a única do cérebro. Antes da atividade é importante consumir uma fonte de carboidrato para garantir a disposição e o rendimento. A Palatinose possui baixo índice glicêmico e tem liberação prolongada de energia, mantendo a glicose no mesmo nível, aproximadamente, por até 120 minutos após o seu consumo. Por isso, ela ajuda a manter o ritmo da atividade física, mesmo que essa seja de longa duração.

D-Ribose

É um repositor energético de rápida absorção e zero índice glicêmico. Ele é um tipo de carboidrato, presente na estrutura do DNA, RNA e de células envolvidas na produção e disponibilidade de energia para o corpo. Por isso, é rapidamente absorvido e usado pelas células para a disponibilização e/ou reposição de energia. A D-Ribose pode ser consumida após a atividade física para que seu corpo rapidamente recupere as energias gastas e amenize a fadiga, ou em momentos em que você necessite de “energia rápida”.

CarboFive

O CarboFive é um suplemento energético que oferece, mantém e repõe a energia que você precisa para se exercitar. Sua composição leva 5 ingredientes diferentes e a combinação dessas diferentes fontes de carboidratos é para oferecer suporte energético em diferentes velocidades. Como assim? Cada carboidrato do CarboFive possui um perfil de absorção, oferecendo energia em diferentes momentos durante a atividade física. É um produto que oferece ao mesmo tempo: energia lenta, para atividades de maior duração; energia rápida, para atividades que necessitam de suporte energético imediato e; energia constante, para manter os estoques de energia (glicogênio) normais.

Pensando que o nosso corpo pode utilizar vias energéticas diferentes ao mesmo tempo, o CarboFive se encaixa em qualquer atividade física.

O próximo passo é escolher uma atividade física e colocá-la no seu planejamento diário e deixar que ela se torne um hábito de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *