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Espirulina – O que é? Para que serve? Benefícios

Sabe aquela fonte de proteína que você julga ser a melhor do mundo? Ela não será tão poderosa quanto a espirulina. Entenda por que!

Quando pensamos em alimentação saudável, sempre nos vem a cabeça produtos como vegetais, frutas, legumes e outros de origem vegetal, não é mesmo? Mas a gama de produtos naturais tem se estendido a outras variedades menos tradicionais, como é o caso das algas marinhas.

Você provavelmente já conhece algumas algas comestíveis, como aquelas que costumam usar nos pratos orientais, mas existe uma que é poderosa e pode fazer muita diferença para a sua saúde: a Espirulina.

Que tal conhecer mais sobre ela?

O que é a Espirulina?

A espirulina é muito chamada por especialistas em saúde como um tipo de alga mas, apesar de ser encontrada na água e se comportar muito como uma planta, ela não é um vegetal. Elas são um tipo de organismo chamado de procariontes que vive águas minerais e de temperatura morna, muito consumida desde os primórdios do século XX.

Ela pode ser encontrada hoje em sua forma crua como também em comprimido ou pó, como um poderoso suplemento alimentar de fonte proteica.

Quais são as características nutricionais da Espirulina?

A característica nutricional mais famosa e mais valorizada da Espirulina é a sua grande concentração de proteínas. Estima-se que a Espirulina conte com 60 a 70% de toda a sua composição formada por proteínas, um valor que impressiona, se pensarmos que a carne (que é a principal fonte proteica da alimentação humana) conta com apenas 30% da mesma em sua estrutura.

Além do valor proteico elevadíssimo, a espirulina conta com outras características nutricionais relevantes como a presença de vitaminas do tipo A, complexo B, E e D, minerais como o fósforo, cálcio, cobre, selênio e zinco, ácidos graxos essenciais e antioxidantes.

Para que serve a Espirulina?

No início do século XX a espirulina contava apenas com um uso industrial, não muito relevante do ponto de vista de consumo em larga escala. Apesar disso, muitas populações já faziam uso desse alimento para complementar sua dieta diária.

Hoje, a espirulina atua como um importante suplemento alimentar proteico, muito valorizado especialmente por quem não pode – ou não deseja – fazer uso de outros compostos que aumentam a ingestão desse nutriente (como os isolados de soja ou leite). Ela também é uma opção para aumentar a ingestão de vitaminas e minerais específicos, além de atuar como uma opção de antioxidante para a saúde humana.

Quais são os benefícios de consumir a Espirulina?

Adicionar a espirulina na sua dieta diária pode lhe garantir muitos benefícios:

Maior ingestão de proteína diária

Aumentar o consumo proteico pode ser ótimo para auxiliar no ganho de massa magra, melhorar o funcionamento do corpo e ativar a renovação celular.

Proteção contra a ação de radicais livres

Espirulina

Por ser uma boa fonte de antioxidantes naturais, a espirulina pode ser uma boa alternativa para ajudar a combater a ação de radicais livres no organismo, protegendo contra doenças como a aterosclerose, o envelhecimento de tecidos e órgãos.

Tratamento da anemia

Por ser uma ótima fonte de ferro, a espirulina também é indicada por especialistas para o tratamento de quadros de anemia, quando há baixa ingestão desse mineral por parte do indivíduo.

Melhorar o funcionamento do sistema imunológico

O grande valor nutricional da espirulina conta de maneira positiva para a saúde do nosso sistema imunológico, que se torna mais fortificado e atuante após a ingestão desse composto.

Melhor funcionamento do intestino

A espirulina pode atuar como um bom probiótico para a saúde do sistema intestinal. Dessa maneira, ela influencia positivamente na saúde do órgão, melhorando o seu funcionamento e evitando quadros de constipação ou diarreia indesejados.

Manutenção da saúde do sistema nervoso central

A espirulina é rica em um composto chamado de acetilcolina. Esse é um importante neurotransmissor do nosso sistema nervoso central, que ajuda a colocá-lo em equilíbrio e em bom funcionamento.

Outras importantes funções na manutenção da saúde

Tomar espirulina todos os dias pode garantir também:

  • Possibilidade de evitar quadros de osteoporose;
  • Maior qualidade do sono;
  • Redução do mau hálito;
  • Cicatrização mais rápida e eficiente;
  • Controle do colesterol e triglicérides no sangue;
  • Controle da pressão arterial;
  • Maior qualidade da pele, unhas e cabelos.

Como fazer o uso da espirulina?

O uso da espirulina é tradicionalmente feito com sua versão em pó ou em cápsulas. A porção diária, entretanto, é uma questão que varia de acordo com a orientação do profissional de saúde que lhe indicar o uso desse composto. Como a necessidade nutricional de cada pessoa é individual, apenas com uma orientação direcionada é possível saber exatamente o volume desse alimento que é indicado para você consumir por dia.

Você conhecia a espirulina? Já fez uso desse produto antes? Conte para a gente um pouco mais sobre suas experiências ou suas dúvidas sobre o tema!

32 respostas em “Espirulina – O que é? Para que serve? Benefícios”

Oi meu nome é telnisia sou de São José dos Campos comecei a tomar faz uma semana mas já vejo a diferença na minha disposição e na digestão muito bom a minha que me indicou estou gostando muito

Olá Marcia! A Spirulina além de ter proteínas em sua composição, tem um aminoácido chamado fenilalanina, que participa de processos que regulam a ingestão de alimentos e a sensação de saciedade, podendo ajudar na perda de peso. Lembrando que ela deve ser associada a uma alimentação equilibrada e atividades físicas.

Estou começando a usar a Spirulina. Estou tomando duas cápuslas de 500 mg por dia.
Espero alcançar bom êxito e depois, talvez em 90/120 dias, contar o resultado para vocês

Olá Afonso! A Spirulina é um alimento muito completo e rico em nutrientes. Posteriormente volte aqui e nos conte a sua experiência.

Olá…. Comecei a fazer uso do produto em pó, diluo uma colher de chá em 500 ml de água,e consumo após os treinos. Depois volto para contar a experiência sobre o produto.

Estou usando Espirulina . Ja posso dizer que estou vendo resultado no primeiro dia ja tiver resposta meu entestino funcionou muito bem tirou ansiedade de comer .gostei muito vou continua usando para perder peso fiquei sastifeita com resultado.

Olá Maria da Graças! Muito bom receber seu feed back sobre a Espirulina. Este é um super alimento e se aliado a bons hábitos de vida, pode ajudar muito na composição corporal.

Olá. Eu comprei em pó e não sabia como usar, depois aprendi que pode ser usada em shots matinais, comecei a fazer pois meus shots eram só suco de limão e própolis, agora tenho mais um ingrediente.

Olá Francisco, para para casos específicos como o seu, a suplementação deve ser orientada pelo médico. A Spirulina possui ácidos graxos (gorduras), o seu médico precisa avaliar o grau de debilidade da função da sua vesícula.

Olá Iraci! A Spirulina não possui contra indicação para o seu caso. Você precisa cuidar da sua alimentação, diminuir o peso e praticar atividade física.

Olá Lindaura! A princípio, a Spirulina não possui contra indicação. Mas, casos tão específicos como o seu, que têm uma rotina medicamentosa, o ideal é ter orientação médica para suplementação.

Olá Landi! Sim, a Spirulina pode ser consumida por diabéticos. Mas como toda suplementação deve ser orientada, o ideal é você questionar o seu médico.

Boa tarde
Minha nutricionista me recomendou o uso de Spirulina que comecei a usar hoje.
Ela recomendou somente 1g por dia e o moço que me vendeu achou muito pouco.
O que vocês acham?

Olá Elizabete! Você deve seguir a recomendação da sua nutricionista. Ela fez a prescrição de acordo com vários fatores que foram avaliados em consulta, pode confiar! Possivelmente, a pessoa que te vendeu, não é um profissional da saúde e não te avaliou.

Olá Ivonete! Existem algumas medidas que você deve adotar e nesse vídeo a nossa nutricionista fala de como deve ser essa mudança: https://www.youtube.com/watch?v=iEqsHeGHRW8. Você pode consumir suplementos a base de fibras que ajudam a diminuir a gordura como: Psyllium, semente de chia, Agar Agar, Quitosana. Todos esses você encontra no site da NatusVita: https://www.natusvita.com.br/ListaProdutos.asp?IDLoja=13089&Digitada=True&Texto=fibras&x=0&y=0

Olá Cirene! A Spirulina realmente tem a indicação para ajudar na perda de peso. Que bom que gostou e obrigada por compartilhar a sua experiência.

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