Categorias
Beleza Bem estar Nutra-se Saúde em Foco

Os suplementos que as mulheres devem usar em cada idade

Diferentemente dos homens, que não sofrem tantas alterações biológicas relevantes ao longo do tempo, as mulheres enfrentam mudanças radicais com o passar dos anos, impactando diretamente em diversos aspectos da vida. Tantas variações, que se manifestam em ciclos como menarca, menstruação, gestação, lactação e menopausa, demandam necessidades específicas, inclusive no que diz respeito à alimentação, para que a qualidade de vida não seja prejudicada.

Atentas às especificidades da idade, as mulheres se consolidaram como o principal público dos suplementos para complementar a alimentação, segundo pesquisa encomendada pela Abiad (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres). Das mais de mil pessoas entrevistadas, que tinham o hábito de consumir cápsulas, pastilhas ou pozinhos, 53% eram mulheres. Ainda de acordo com a pesquisa, boa parte delas começa a consumir suplementos entre 31 e 40 anos de idade.

A suplementação, principalmente a partir de certa idade, é importante por conta das mudanças hormonais e por seus benefícios ajudarem a atenuar sintomas indesejados. Pensando nisso, a NatusVita, indústria brasileira de suplementos alimentares naturais, separou uma lista com os suplementos que as mulheres podem usar em cada idade para obter complementação alimentar, energia, retardar a degeneração celular e fortalecer o sistema imunológico. Confira:

A partir dos 25 anos

Colágeno

O colágeno é uma proteína encontrada nos tecidos conjuntivos do corpo, representando um quarto de toda a proteína corporal que produzimos. Ele é essencial para combate ao envelhecimento da pele, atenuação de rugas e linhas de expressão, melhora na textura e flacidez da pele, fortalecimento de cabelos e unhas e das estruturas de tendões e cartilagens e para a prevenção de dores articulares. Pelos inúmeros benefícios listados, precisa ser consumido desde cedo. No site da NatusVita, é possível encontrar os melhores tipos disponíveis no mercado, como Bio Peptídeos, Colágeno Tipo 2 , Colágeno Verisol e até mesmo o Pentakol (5 tipos de colágeno em uma cápsula).

Triptofano

É um aminoácido essencial que que não tem a capacidade de ser produzido pelo nosso organismo, ou seja, ele precisa ser oferecido diariamente através da alimentação com o consumo de certos alimentos.  O nosso corpo precisa de triptofano para produzir serotonina que é responsável por controlar o humor, comportamento, saciedade e a ingestão alimentar. Inclusive pode ser indicado para amenizar os sintomas que acompanham a tensão pré menstrual.

A partir dos 35 anos

Vitaminas do Complexo B

Essas vitaminas ajudam o corpo a transformar alimentos em energia, por isso, diz-se que elas são essenciais para o metabolismo energético. Além de garantir que o corpo receba a energia necessária para funcionar, elas desempenham inúmeras funções e em diversos sistemas. São elas quem garantem a saúde da pele, dos cabelos e das unhas, mantém o sistema imunológico em dia, tem funções cognitivas, ajudam a melhorar o sono e atuam como co-fatores para o bom funcionamento de outras moléculas dentro do organismo.

Vitamina D

A vitamina D regula o fornecimento de cálcio e fósforo ao organismo, protegendo ossos, intestino e rins. Por outro lado, sua deficiência provoca maior possibilidade do desenvolvimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, tumores e enfermidades imunológicas e infecciosas. A NatusVita oferece versões que combinam vitamina D e cálcio (zero caloria) e que ainda são desenvolvidas para suprir as necessidades do organismo de forma extra-alimentar.

Óleo de Prímula

Fonte riquíssima de ômega-6, o ácido linoleico presente no óleo de prímula gera diversos benefícios à saúde, por ser percussor de prostaglandinas anti-inflamatórias. Ele pode ser usado em doenças sistêmicas marcadas por inflamação crônica, como a dermatite atópica e artrite reumatoide e, pode ajudar também na atenuação dos sintomas tanto da tensão pré menstrual, quanto na menopausa. Presente naturalmente nos azeites vegetais, como soja, milho e girassol, o ácido linoleico, encontrado na NatusVita em cápsulas de 500mg.

A partir dos 45 anos

Maca Peruana

Com origem andina, a maca peruana é uma raiz rica em cálcio e magnésio que pode auxiliar no equilíbrio entre hormônios importantes, como testosterona, estrogênio e progesterona, atenuando, por exemplo, os efeitos da temida menopausa, fase da vida da mulher em que os níveis de estrogênio despencam. Em sua versão orgânica, a maca pode ser encontrada facilmente na NatusVita.

Cálcio, Magnésio e Zinco

Esses minerais atuam em sinergia no organismo, principalmente na saúde óssea. Na menopausa quando há cessação da produção de hormônios ovarianos, pode haver prejuízo na saúde óssea, pois, são estes os hormônios que participam ativamente  da  síntese óssea.  Além de atuarem na coagulação sanguínea, sistema imune e funcionamento muscular.  Portanto, é recomendada a ingestão do suplemento dos minerais, que fornece de 70% a 100% da recomendação diária.

Lecitina de Soja

Complemento alimentar natural formado por vários lipídeos, o óleo de lecitina de soja melhora a memória e as funções cognitivas do cérebro que podem ser prejudicadas pelo processo natural de envelhecimento. Isso ocorre porque a lecitina mantém a membrana celular flexível. Outros benefícios são a regulação dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *