Categorias
Saúde em Foco

Levedo de Cerveja – Por que tomar?

O Levedo de Cerveja é um composto concentrado de leveduras da espécie Saccharomyces cerevisiae que cresce no lúpulo usado para fazer cerveja, daí o seu nome. Ele contém uma variedade de nutrientes importantes e oferece grandes benefícios à saúde.

As qualidades terapêuticas da levedura são conhecidas desde a antiguidade. Hipócrates, o pai da Medicina, bem como os monges medievais, a utilizavam na cura de alguns males, como a doença de Chagas.

O Levedo de cerveja é uma fonte importante de vitaminas do complexo B, proteínas e aminoácidos.

Cerca de 50% da composição da levedura é de proteínas, possuindo todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso organismo não produz e que precisam ser ingeridos na alimentação.

A proteína é necessária para o organismo por inúmeros motivos, incluindo o crescimento e a reparação dos órgãos, músculos e células, proteção contra infecções, produção de enzimas e hormônios, e muitas outras funções.

No que concerne ao teor vitamínico, é considerada uma das melhores fontes naturais.

O levedo apresente elevados índices de vitaminas do complexo B, como a B1, B2, B3, B6, ácido fólico e pode conter também a vitamina B12.  As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano.

Em conjunto, elas desempenham um papel importante no metabolismo celular, produzindo energia e ajudando a manter a função cerebral, além de serem essenciais para uma pele, unhas e cabelos saudáveis.

A lista de benefícios dessas vitaminas é longa:

  • A Vitamina B1 possui a capacidade de proteger o sistema imunológico, ajudando o organismo a combater infecções;
  • A Vitamina B2 serve como antioxidante e combate os radicais livres;
  • A Vitamina B3 pode auxiliar no aumento do colesterol bom (o HDL);
  • A Vitamina B6 é importante na regulação do sono e do humor, pois ajudará na produção de alguns hormônios essenciais para o organismo, como a seratonina e melatonina;
  • O Ácido Fólico, ou vitamina B9, é essencial para mulheres grávidas já que irá suportar o crescimento do bebê e prevenir problemas neurológicos.

Além disso, o Levedo de Cerveja ainda conta com minerais como cromo, selênio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e ferro.

O cromo é responsável por diminuir os níveis de glicose e colesterol do sangue, de acordo com um estudo publicado em 2011 no Journal of Trace Elements in Medicine and Biology . Já o selênio participa de muitas enzimas importantes para o metabolismo, dentre elas a glutationa, que possui ação antioxidante.

Enfim, como se pode ver, o Levedo de Cerveja possui muitos nutrientes que auxiliarão na manutenção da saúde e prevenção de doenças. Ficou com vontade de tomar?

Referências Bibliográficas:

1- BIESEK, Simone. Nutrição: um caminho para vitória. Rio de Janeiro: , 1997.FETT, Carlos. Ciência da Suplementação Alimentar. Rio de Janeiro: Artmed, 2002.

2- McDERMOTT, Nicole. Benefits of vitamin-b complex.

3- SHARMA, Shilpi, et al. “Beneficial effect of chromium supplementation on glucose, HbA 1 C and lipid variables in individuals with newly onset type-2 diabetes”. Journal of Trace Elements in Medicine and Biology 25.3 (2011): 149-153.

14 respostas em “Levedo de Cerveja – Por que tomar?”

Olá Joana, que bom que está chegando aos seus objetivos com o suplemento de Levedo de Cerveja. Ele contém uma variedade de nutrientes importantes e oferece grandes benefícios à saúde, é rico em vitaminas do complexo B, minerais e proteínas.
No site da Natusvita, você encontra o suplemento de Levedo de Cerveja (puro) em cápsulas https://www.natusvita.com.br/

Olá Geraldo! O Levedo de cerveja é um fermento inativo resultante do processo de fermentação da cevada. Não está claro na literatura, que existe contra indicação para o seu uso. Mas se você faz uso de algum medicamento, como por exemplo, para Diabetes, deve consultar um médico ou nutricionista.

Olá Gilberto!
Não existem estudos específicos com relacionando o efeito do Levedo de Cerveja com dores no nervo ciático. O ideal é que você investigue a causa das dores. Se há dor, é muito provável que há inflamação, por isso, o ideal é consumir suplementos que tem efeito natural anti-inflamatório, como por exemplo, a Cúrcuma> https://www.natusvita.com.br/curcuma-upper, ou o ResvAstax (antioxidantes)> https://www.natusvita.com.br/revastax-suplemento-antioxidante-astaxantina-trans-resveratrol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.