Categorias
Saúde em Foco

O que são nutracêuticos?

Em linhas gerais, o termo “nutracêutico” provêm da combinação das palavras “nutrientes” e “farmacêutico”.

Sabe-se que diversas vitaminas, minerais e determinadas novas substâncias apresentam benefícios para a saúde.

Alguns nutrientes vão além: não apenas auxiliam na nutrição humana, como também para a melhora do estado de saúde e bem-estar.

O termo “nutracêutico” foi empregado a primeira vez pela Foundation for Innovation in Medicine dos Estados Unidos para designar certas substâncias naturais com compostos bioativos que foram extraídos de alimentos.

Inclusive, aí reside a diferença entre os Alimentos funcionais e os Nutracêuticos. O termo “alimentos funcionais” se refere a qualquer alimento capaz de promover benefícios fisiológicos, já “nutracêuticos” compreende os Alimentos funcionais e também os compostos bioativos presentes no alimento.

Pensando nisso, a Natusvita possui a linha de nutracêuticos Innovelle, produtos que contém bioativos que se destinam a cuidar de seus cabelos, pele, perda de peso e inclusive no combate a celulite!

5 respostas em “O que são nutracêuticos?”

Olá Rosemeire,
É muito comum que nutracêuticos e suplementos alimentares levem em sua composição o amido de milho ou a maltodextrina. Neste caso, o amido de milho serve como um excipiente que é um recurso muito utilizado pela indústria para melhorar o transporte, a absorção, o sabor, o aspecto e a conservação. O excipiente pode ajudar no transporte dos nutrientes da composição e melhorar a sua absorção pelo organismo. Ou seja, podemos dizer que o amido de milho age como um facilitador do transporte e absorção de nutrientes. Existem alguns suplementos nutricionais que são puros, por exemplo, o Magnésio Dimalato da Natusvita, ou o Colágeno Hidrolisado da Natusvita, que não são adicionados excipientes. Pois, a sua composição (pura) não necessita de facilitadores de transporte, eles naturalmente tem elevado índice de absorção (biodisponibilidade). O uso de excipiente sempre está indicado na lista de ingredientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.