Categorias
Saúde em Foco

Magnésio L-Treonato – O que precisamos saber

O Magnésio é 4º mineral mais abundante no corpo e ele está principalmente nos ossos, músculos e depois no cérebro, coração e líquidos corporais. Ele é importante no metabolismo energético, função hormonal e imune, nos ossos e músculos, nas funções cognitivas (humor, memória e comportamento), no sistema nervoso e sono, na saúde cardiovascular e nos mecanismos do sistema digestivo.

O Magnésio vem sendo cada vez mais associado e estudado pelo papel que desempenha na função cerebral e na transmissão nervosa.

Pra começar a falar sobre a função do Magnésio L-Treonato, primeiro precisamos entender a importância do Magnésio para a saúde do cérebro.

Já está claro que, a elevação do Magnésio no cérebro aumenta a capacidade cognitiva e que no sistema nervoso central ele desempenha papel importante na neuro transmissão, no processo de aprendizagem e memória. Isso quer dizer que, o Magnésio é um modulador importante que está envolvido nos comportamentos cognitivos relacionados a memória e comportamento.

Tecnicamente falando, a deficiência de Magnésio faz com que os canais específicos de cálcio sejam tendenciosos à abertura, causando lesão neuronal e disfunção neurológica, que podem desencadear a depressão, comprometimento da memória e outras disfunções cognitivas, comportamentais e ansiedade. Com isso, entende-se que, se o Magnésio não alcança níveis satisfatórios lá no cérebro, pode haver comprometimento dessas funções.

Mas este, é um processo que depende das reservas de Magnésio do organismo, do seu aporte na dieta e, principalmente a capacidade que ele tem em chegar até o cérebro.

Mas o que o Magnésio L-Treonato tem a ver com tudo isso?

É que nessa forma, o Magnésio está associado ao agente de quelação: L-Treonato, que é um metabólito natural da Vitamina C. Pra estabilizar o Magnésio, aumentar a sua disponibilidade e aproveitamento dentro do organismo, esse agente de quelação, no caso L-Treonato, é adicionado. Com isso, ele se transforma em uma molécula mais complexa e protegida das barreiras de digestão, sendo bem aproveitado pelo organismo.

Mas o diferencial é que nessa forma química, o Magnésio L-Treonato tem a capacidade de atravessar a camada hematoencefálica, que vai penetrar nos neurônios, aumentando os níveis de Magnésio e a densidade do tecido cerebral.

Portanto, as vantagens do Magnésio L-Treonato estãorelacionadas ao seu mecanismo de ação, por melhorar a disponibilidade de Magnésio no cérebro e no sistema nervoso central. Com o aumento das concentrações de Magnésio nesses locais há benefícios nas conexões sinápticas e sinalização neural, sendo refletido na melhora da memória, diminuição dos sintomas semelhantes à depressão e ansiedade e melhora das funções relacionadas ao cérebro.

Por isso, o Magnésio L-Treonato permite um maior aumento dos níveis de Magnésio no cérebro, diferente de outras formas de Magnésio que podem não ter influência significativa sobre a alteração dos níveis de Magnésio no sistema nervoso central.

A suplementação com Magnésio L-Treonato vem sendo indicada para elevar os níveis de Magnésio no cérebro e no sistema nervoso central, mas não esqueça que a prescrição deve ser orientada por profissional habilitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *