Categorias
Saúde em Foco

Magnésio Quelato: O que é? Para que serve?

O Magnésio é um mineral que atua em centenas de processos essenciais para o funcionamento do organismo. Por isso, ele deve ser consumido em torno de 260mg por dia. Podendo essa necessidade ser maior dependendo do sexo, idade, nível de atividade física e fisiologia.

Dentre as mais de 300 reações metabólicas em que ele participa, podemos destacar:

  • metabolismo do carboidratos;
  • produção e transferência de energia;
  • síntese de proteínas e lipídios;
  • condução do impulso nervoso;
  • contração e relaxamento muscular;
  • coagulação;
  • controle da pressão;
  • funcionamento do sistema imune;
  • é componente de ossos e dentes;
  • previne isquemia, cálculos renais, insônia, TPM;
  • funciona como tranquilizante.

Para que todos os sistemas que dependem de Magnésio exerçam todo o trabalho sem prejuízo, ele precisa ser consumido todos os dias, sem exceção. A suas principais fontes são cereais integrais, nozes, leite, vegetais, leguminosas e algumas frutas.

Isso significa que uma alimentação pobre em vegetais ou fatores que diminuem a sua absorção como o consumo elevado de zinco, fibras, anticoncepcionais, álcool e diuréticos, podem levar à deficiência de Magnésio.

Pra garantir o aporte diário de Magnésio, indica-se a suplementação, que pode ser por meio do Magnésio Quelato.

O que é o Magnésio Quelato?

É o mineral Magnésio ligado a algum agente quelante, geralmente um aminoácido, para que ele se torne mais estável quando consumido na forma de suplemento.

Isso potencializa seus benefícios proporcionando uma maior absorção e aproveitamento do Magnésio pelo organismo.

Estima-se que uma das vantagens do consumo de quelatos, é que eles têm uma biodisponibilidade 4x maior se comparada à uma formulação não quelada.

A união do mineral Magnésio com o aminoácido, resulta em uma estrutura nova e complexa. Essa nova estrutura permite a proteção do mineral Magnésio, possibilitando que ele passe por todas as etapas de metabolização; impedindo que ele sofra qualquer reação indesejada nesse processo; que ele enfrente todas as barreiras de digestão e, chegue intacto ao local de absorção no corpo humano.

Além disso, o intestino é bem eficiente na absorção de aminoácidos, e quando ligados, o mineral Magnésio acaba sendo absorvido junto.

Tipos de Magnésios Quelatos

É importante você saber que não há apenas um tipo de magnésio quelato. Magnésio quelato é uma categoria onde enquadram-se os magnésios que passaram pelo processo de quelação, ou seja, tem uma molécula de magnésio ligado a um aminoácido.

Logo, são exemplos de magnésio quelato: Magnésio Dimalato, Magnésio Glicina, Magnésio L-Treonato… dentre outros.

Há também a opção de você consumir mais de um tipo de magnésio em uma única cápsula, como é o caso do suplemento +4Mag que possui Magnésio Dimalato, Magnésio Citrato, Magnésio Glicina, Magnésio L-Treonato e ainda é adicionado de Vitamina D3.

14 respostas em “Magnésio Quelato: O que é? Para que serve?”

Olá Joana!
A dosagem vai depender muito da sua necessidade diária para o mineral magnésio. Teria que avaliar se apenas 01 cápsula é suficiente para o que o seu corpo necessita, considerando a sua alimentação diária. Por isso, para chegar o mais próximo da necessidade de uma pessoa adulta, neste Magnésio Quelato https://www.natusvita.com.br/magnesio-quelato-capsulas, é sugerido o consumo de 03 cápsulas, para atingir o consumo de 242 mg de magnésio por dia.

Olá Uiara! A princípio não existem restrições para o uso do Magnésio Quelato no seu caso. Mas a orientação geral é que deve haver acompanhamento médico ou nutricional.

Sou Maria das Graças Prado da Silva, tenho 59 anos.
Sentia muitas dores no corpo, anciedade, minha vontade era só de dormir,mas quando chegava a noite não conseguia dormir, dai resolvi tomar o magnésio quelato,a minha vida mudou hoje não sinto mais dores,durmo bem, trabalho o dia todo, não sinto nem canceira.
Já tomo magnésio quelato a cinco anos, não fico sem tomo todas os dias.

Olá Maria das Graças! Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência com o Magnésio Quelato. Muito provavelmente, a sua alimentação não contemplava toda a sua necessidade para o mineral magnésio e isso está cada vez mais comum entre a população. Por vezes, as pessoas sentem algum desconforto e nem imaginam que pode estar relacionado com a falta de magnésio no organismo. o mineral magnésio está envolvido em mais de 300 reações no organismo, então, se ele está deficiente, certamente o corpo vai ter muitos prejuízos e é aonde que surgem todos esses sintomas e desconfortos.

Olá Edward! O magnésio pode causar diarreia, somente se consumido em uma dosagem alta. Algumas pessoas não toleram bem o magnésio na forma de Cloreto de Magnésio P.A., mas na forma de Magnésio Quelato https://www.natusvita.com.br/magnesio-quelato-capsulas, e de Magnésio Dimalato https://www.natusvita.com.br/magnesio-dimalato-capsulas ele é muito bem tolerado e tem excelente biodisponibilidade, basta consumir a dose recomendada. Com relação à coagulação, a presença de magnésio beneficia a saúde dos vasos sanguíneos através do equilíbrio com cálcio no corpo que é o responsável pela formação de coágulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.