Categorias
Nutra-se Saúde em Foco

Magnésio para o Bom humor e Contra a Depressão

Entenda porque o Magnésio pode ajudar no tratamento da depressão e na melhora do humor

A depressão é considerada a doença do século e é uma das causas mais recorrentes de afastamento no trabalho. Por vezes banalizada, por ter manifestações que podem facilmente ser confundidas com tristeza e melancolia. Sendo uma doença silenciosa, ela pode ter um diagnóstico tardio e com isso um agravamento das suas manifestações e intercorrências, sendo a mudança do humor uma das suas manifestações. O tratamento indicado vai ser específico a cada caso e em especial ao agravamento e evolução da doença. Serão principalmente consideradas aquelas manifestações em que limita ou afeta as tarefas “normais” de uma pessoa. Tanto a mudança de humor quanto efetivamente a depressão podem ter relação com fatores nutricionais e principalmente a deficiência de nutrientes chave na plasticidade sináptica e na comunicação dos neurotransmissores. Sendo o Magnésio um dos principais precursores dietéticos com ação comprovada na modulação de neurotransmissores, ele pode ajudar no tratamento da depressão e na melhora do humor

Falta de nutrientes x desordens do emocionais

Não é de hoje que estudos buscam avaliar a relação que existe entre a saúde mental e os hábitos alimentares. Tanto o cérebro quanto toda a comunicação nervosa, necessitam de muitos compostos e nutrientes para funcionar dentro da normalidade. Alguns distúrbios psíquicos como a depressão e a mudança de humor, se manifestam com mais frequência em pessoas que apresentam carências nutricionais. Com isso, a alimentação se apresenta como essencial para a manutenção da saúde, prevenção de doenças e demais desordens. Uma alimentação limitada no oferecimento de nutrientes, faz com que o sistema nervoso desenvolva mecanismos para se adaptar, para conseguir realizar as suas funções normais. Mas, apesar do esforço ele não consegue manter o desempenho em certas funções e isso será refletido na menor oferta de neurotransmissores e falhas na comunicação entre os neurônios. A falha nessa função nervosa e de comunicação, podem por consequência, levar à mudanças de humor e até a depressão.

Portanto, um padrão alimentar saudável que ofereça nutrientes essenciais para a saúde cerebral, implicaria tanto na prevenção da prevenção da depressão, como em alterações emocionais como humor. Como o mineral Magnésio é um aliado na manutenção das funções cerebrais, ele se revelou um nutriente eficiente para o bom humor e contra a depressão. Por tanto a suplementação com Magnésio pode ajudar no tratamento da depressão e na melhora do humor.

Deficiência de Magnésio e o seu prejuízo para o cérebro

Devido ao aumento do processamento dos alimentos e a baixa ingestão de alimentos fontes de Magnésio, que são principalmente os de origem vegetal, é comum o consumo inadequado deste mineral. Quando analisada a dieta de pessoas com transtornos depressivos, essa inadequação fica mais evidente. Dentre todas deficiências nutricionais é a mais negligenciada, pois não é conduzido de forma tão seria como deveria, afinal, o Magnésio é um nutriente que está presente em mais 300 reações bioquímicas no organismo. Tendo em vista a importância do papel que desempenha em tantos órgãos e sistemas, a sua inadequação alimentar será refletida em alguma desordem. O Magnésio é um precursor dietético que apresenta relação na modulação de neurotransmissores e que, impede que o cálcio ative certas conexões. Na falta de Magnésio, os canais de cálcio acoplados a N-metil-d-aspartato (NMDA) são tendenciosos para a abertura, causando lesão neuronal e disfunção neurológica, que podem ser refletidos na mudança de humor e desencadear a depressão.

4MAG+ reúne o Magnésio glicina, Magnésio dimalato, Magnésio citrato, Magnésio taurato e Vitamina D3.

Essa relação da influência do Magnésio com o funcionamento da bioquímica cerebral foi comprovada no estudo de Spasov et al. (2008). Eles concluíram que a remoção do Magnésio na alimentação, resultou em sintomas depressivos. Geralmente pessoas com depressão apresentam baixos níveis de Magnésio no cérebro. Se a depressão e os sintomas associados estão relacionados com baixos índices de Magnésio no organismo, sua suplementação poderia corrigir essa deficiência reduzindo os sintomas depressivos. Inclusive alguns estudiosos apontam que o Magnésio pode ter efeitos semelhante a certos antidepressivos e sem apresentar nenhum efeito colateral.*

Sendo que o primeiro relatório relacionando os benefícios do Magnésio para a depressão, foi publicado em 1921 e apontou sucesso em 220 de 250 casos estudados. Desde então, os estudos com o Magnésio foram avançando, na esperança de se encontrar um coadjuvante no tratamento da depressão e outras transtornos como a mudança de humor.

Benefícios do Magnésio para o bom humor e contra a depressão

A depressão é transtorno mental que afeta cerca de 15% da população. Ela pode apresentar muitos sintomas, que podem estar associados com humor e ainda trazer muitas consequências, impactando na qualidade de vida das pessoas. O padrão do tratamento para essas desordens sempre incluiu inibidores seletivos de recaptação de serotonina e inibidores de recaptação de serotonina-norepinefrina. Mas esses tratamentos podem não trazer os efeitos clínicos esperados e ainda levar semanas para começar a fazer efeito. Conduzindo os estudos para uma nova perspectiva de tratamento com base na relação do Magnésio com a capacidade de brotar novas conexões sinápticas e reverter as alterações neurais induzidas pelo estresse, para atender à necessidade não atendida em pacientes com depressão clínica.

O Magnésio está associado a prevenção e tratamento da depressão e a sua deficiência está relacionada a transtornos depressivos, pois ele atua em receptores dos sistemas serotoninérgicos, adrenérgicos e dopaminérgicos. Esses são receptores encontrados em áreas corticais e límbicas, que desempenham funções de cognição, percepção e emoção. Para avaliar o efeito da suplementação com Magnésio em transtornos depressivos, um constatou que os níveis de depressão nos pacientes, teve melhora significativa durante o tratamento com o consumo de Magnésio (TARLETON et al., 2017). Em outro estudo que acompanhou durante 12 semanas uma amostra de adultos que suplementou 450 mg de Magnésio por dia, encontrou resultados satisfatórios e inclusive efeito similar de alguns tipos de medicamentos antidepressivos. Mostrando os seus efeitos benéficos sobre os sintomas de depressão e alterações de humor.

Portanto, há evidências suficientes para relacionar a baixa ingestão dietética de Magnésio como um dos fatores desencadeantes da depressão. Ademais, a suplementação de Magnésio também parece ser efetiva na redução dos sintomas depressivos e na melhora do humor. Sendo a suplementação com Magnésio indicada para auxiliar no tratamento da depressão diminuindo os seus sintomas e melhorando as alterações de humor.

*Nenhum medicamento deve ser substituído ou suspenso sem orientação médica. A prescrição de suplementos deve ser orientada por médico ou nutricionista.

Referências Bibliográficas:

Spasov, A. A. et al. Comportamento semelhante à depressão e à ansiedade de ratos alimentados com dietas deficientes em magnésio. Zh Vyssh Nerv Deiat Im IP Pavlova. Vol 58, n. 4, pp. 476-485. 2008

Abumaria N, Yin B, Zhang L, Li XY, Chen T, Descalzi G, Zhao L, Ahn M, Luo L, Ran C, Zhuo M, Liu G J Neurosci. 19 de outubro de 2011; 31(42):14871-81.

Tarleton, Emily K. et al. Role of magnesium supplementation in the treatment of depression: A randomized clinical trial. PLoS One, v. 12, n. 6, p. e0180067, 2017.

Zarate C, Duman RS, Liu G, Sartori S, Quiroz J, Murck H. Novos paradigmas para a depressão resistente ao tratamento. Ann N Y Acad Sci. 2013 Jul;1292:21-31.

7 respostas em “Magnésio para o Bom humor e Contra a Depressão”

Excelente informação porque há 03 meses venho tendo essas dores insuportáveis que me deixam muito irritada….
Tenho SII, tive um câncer, em 2008, na região pélvica, virilha esquerda, e foram retirados todos os linfonodos e também foi feita uma faciotomia…
Só fiz radioterapia, a época, por 28 dias ininterruptos….
As dores são mais marcantes no lado esquerdo onde ocorreu o câncer, e vaí desde o pé até o pescoço…
Sou muito ativa,tenho 74 anos e a natação é um exercício que faço desde menina…
Estou buscando ajuda de médicos inclusive de meu oncologista…
Meus exames recentes estão ótimos..
Gostei bastante da informação de vcs
Heloisa

Olá Heloisa!
Que bom que gostou do nosso conteúdo. Procuramos sempre trazer informações sobre saúde e bem estar, baseados em estudos científicos. Mantenha-se ativa e tenha uma alimentação mais natural, isso é crucial para ter mais qualidade de vida. Continue o acompanhamento médico e faça os exames bioquímicos para identificar possíveis carências nutricionais. Com o seu histórico de doença e a sua idade, estar deficiente de vitaminas e minerais, pode trazer muitos prejuízos para a saúde.

Olá João!
Que bom que está gostando! Possivelmente a sua alimentação não estava suprindo toda a necessidade para o mineral Magnésio. Com o início da suplementação, o corpo já dá sinais positivos.

Olá Aurea! Esperamos que o Magnésio faça diferença na sua vida e te dê mais ânimo. Você precisa investigar o que está afetando tanto o seu humor e que está te levando a esse desânimo. Tente abordagens alternativas, como terapia, atividade física, meditação. E, claro, cuide da sua alimentação, ela tem influência direta no seu humor e disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.