Categorias
Saúde em Foco

Os 5 Suplementos Essenciais Para seu Dia!

Conheça os top 5 suplementos mais indicados para incluir na sua rotina

A alimentação diária deve garantir as vitaminas, minerais, macronutrientes, fibras e compostos orgânicos que o corpo necessita para manter as suas atividades metabólicas. Entretanto, na realidade atual, alimentar-se com qualidade e variedade nutricional pode não ser um objetivo tão fácil. Pensando nas tarefas a serem cumpridas diariamente e com toda correria de trabalho ou estudo, o preparo de alimentos, por vezes acaba não ganhando a prioridade que deveria. Não é só a questão do preparo em si, mas o planejamento de compras e a atenção nos alimentos que serão preparados, pensando numa alimentação de qualidade.  Por isso, é cada vez mais comum o uso de suplementos alimentares na rotina alimentar das pessoas que buscam tratar ou prevenir a deficiência clínica de nutrientes essenciais. A suplementação serve como um suporte à essas pessoas que tem dificuldade em adequar as suas necessidades somente por meio da alimentação diária. Pensando nessa busca e talvez na dificuldade pela escolha dos suplementos, montamos um ranking com os 5 suplementos essenciais para o seu dia.

Vitamina D3 Lipossomal

A deficiência de Vitamina D entre a população é cada vez mais evidenciada. Análises do consumo alimentar no Brasil, sugerem que apenas 60% da quantidade ideal de Vitamina D é consumida. Entretanto, o maior acesso de Vitamina D ao organismo, é por meio da produção endógena que é realizada a partir da incidência dos raios solares sobre a pele e o restante é oferecido por meio de alimentos como: ovos, leite e derivados, frango, peixe e outras carnes.  A Vitamina D ganhou destaque atualmente pela importância que exerce sobre a imunidade, entretanto ela exerce inúmeras outras funções essenciais à saúde como: regular e manter o Cálcio em um nível capaz de dar condição para que ele mantenha as suas funções metabólicas, entre elas a mineralização óssea, que dá suporte estrutural ao esqueleto. Ela tem atividade imunomoduladora, no qual aumenta a expressão de peptídeos antibacterianos, o que contribui na resposta imune. A melhora na ativação imunológica, ajuda a diminuir o risco de infecções e reduzir os níveis de inflamação. A Vitamina D auxilia no funcionamento muscular, na formação de ossos e dentes e no processo de divisão celular que acontece a todo o momento dentro do organismo.

A deficiência de Vitamina D tem sido relacionada com Diabetes tipo II, hipertensão, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lúpus, artrite reumatoide e a resistência à insulina, sendo importante a sua suplementação para evitar a deficiência.

A Vitamina D3 é uma forma química natural em que a Vitamina D se apresenta, ou seja, é esta a forma que é produzida pelo nosso organismo quando estamos expostos diretamente aos raios solares. Sendo como Vitamina D3 Lipossomal, nessa forma ela passa a ter maior biodisponibilidade e aproveitamento no organismo, por estar protegida numa esfera oleosa formada por lipossomas, sendo absorvida de forma direta e eficaz pelas células intestinais.

Ômega 3 Super DHA e EPA

O Ômega 3 é classificado como um ácido graxo essencial, pois, o organismo humano não consegue produzir ou não o produz em quantidades satisfatórias às suas necessidades. Ele é considerado um tipo de gordura boa por não ter a capacidade de se depositar nas artérias e em paralelo, exerce funções essenciais à saúde humana. Entretanto, o DHA e EPA que são tipos de Ômega 3, é que realmente trarão benefícios para a saúde, pois eles se depositam no cérebro, mantém o bom funcionamento da bioquímica cerebral e suas funções cognitivas (memória, aprendizagem, atenção), garantem a produção de hormônios ligados a funções nervosas, mantém a transmissão de impulsos nervosos, promovem a fluidez das vias sanguíneas, preservam a saúde da visão, previnem processos inflamatórios e a agregação plaquetária, amenizam fatores associados à danos cardiovasculares e preservam as estruturas das membranas celulares. A maior fonte de Ômega 3 DHA e EPA são peixes que vivem em águas frias e profundas, logo, para garantir as necessidades do corpo, esses peixes devem fazer parte da rotina alimentar. Entretanto, esta não é uma realidade atual, no qual já foi constatado que o consumo de peixes é relativamente baixo entre a população. Por isso, uma maneira prática de garantir o consumo desses nutrientes, é suplementar com Ômega 3 Super DHA e EPA, que contém concentrações elevadas de DHA e EPA, que são extraídos de peixes selvagens de águas frias e profundas, possui certificação de pureza e livres de metais pesados.

Magnésio

O Magnésio é um mineral essencial que participa de mais de 300 reações bioquímicas no organismo. Nos consultórios, ele é um mineral que por vezes é negligenciado, visto que a maioria da população tem risco de deficiência clínica, por não consumir a quantidade que o corpo necessita. O Magnésio tem uma demanda muita alta pelo organismo, estando envolvido em muitos órgãos, sistemas, tecidos e é co-fator para centenas de reações, que significa que para acontecer, o Magnésio precisa estar disponível. A sua deficiência, pode ter como sinais: ansiedade, confusão, enxaqueca, câimbras, fraqueza muscular e insônia. Os sinais da deficiência podem não acontecer de forma conjunta, por isso, a dificuldade em relacioná-los com o Magnésio. A sua deficiência, pode causar prejuízos ao organismo, sendo  um fator de risco para doenças crônicas (hipertensão, arritmia, diabetes, doenças cardiovasculares), resistência à insulina, inflamação e aumento do estresse oxidativo. Entendendo a importância que o Magnésio tem e os prejuízos que a sua deficiência pode causar, a suplementação é uma opção para garantir que o organismo receba a quantidade adequada de Magnésio. Existem muitos tipos de suplementos de Magnésio, sendo as melhores formas: Magnésio Dimalato, Magnésio Quelato, Magnésio Taurato, Citrato de Magnésio. No 4MAG+ ele reúne todos esses tipos de Magnésio em uma única dosagem e ainda tem Vitamina D3.

Coenzima Q10

A Coenzima Q10 é uma substância lipossolúvel, cuja estrutura se assemelha a de uma vitamina. Sendo a sua principal função, a ação antioxidante que exerce sob os radicais livres que são gerados a todo o momento dentro do organismo. Ela é essencial para o funcionamento do coração, auxilia na regulação da pressão arterial, está envolvida na regulação do crescimento e diferenciação celular, exerce efeito protetor no cérebro por aumentar a sua oxigenação, atua na regeneração muscular, protege o DNA e a pele. Além disso, ela atua na geração de energia celular que é necessária para as células funcionarem e tem efeito anti-inflamatório, benefícios esses que estão sendo atribuídos à Coenzima Q10 no combate a doenças e ao envelhecimento precoce. Em níveis satisfatórios no organismo é possível encontrar Coenzima Q10 em nas células do corpo, mas as maiores concentrações são no coração, fígado, cérebro, músculo e pele. Com o passar da idade, a produção e Coenzima Q10 diminui sendo menor do que o nosso corpo necessita. Por meio da alimentação, fontes ricas de  Coenzima Q10 (carnes, aves e peixes) fornecem em torno de 2 a 20 mg, o que não aumenta significativamente os níveis de Coenzima Q10 no sangue e nos tecidos. Com isso, a suplementação da Coenzima Q10 tem sido indicada para garantir os níveis deste, que é um nutriente tão necessário para manter a saúde. 

Bio Cálcio + Bio Magnésio com MK-7

A baixa ingestão de Cálcio por meio da alimentação é um problema mundial, sobretudo uma realidade na população idosa. A deficiência de Cálcio está associada com várias desordens da saúde como a osteoporose, cânceres, aumento da pressão e cálculos renais. O Cálcio é fundamental para desempenhar funções biológicas como a contração muscular, divisão celular, coagulação sanguínea, transmissão do impulso nervoso ou sináptico e por fim, a sua principal importância está relacionada às funções que desempenha na saúde óssea, desde a formação, manutenção da estrutura e rigidez do esqueleto (ossos e dentes). A estrutura óssea está em constante manutenção e dela vai depender a nossa mobilidade, qualidade de vida e do processo de envelhecimento. Mas para obter os benefícios envolvidos com as funções do cálcio, principalmente nos ossos, ele precisa de outros nutrientes como o Magnésio, a Vitamina D e a Vitamina K2, para atuar em sinergia. O Bio Cálcio + Bio Magnésio é um suplemento que combina o Cálcio, o Magnésio, a Vitamina D3 e a Vitamina K2 MK-7, para atuarem de forma complementar e sinérgica em suas funções dentro do organismo. O Cálcio para a formação e manutenção dos ossos, a Vitamina D3 para manter o níveis de Cálcio dentro da normalidade, o Magnésio para manter a resistência dos ossos e a Vitamina K2 MK-7 para ativar proteínas específicas e para conduzir o Cálcio para os ossos. Além disso, o Bio Cálcio + Bio Magnésio oferece os minerais Cálcio e Magnésio em sua forma quelatada que potencializa os seus benefícios com maior absorção e aproveitamento no organismo. Já a Vitamina K2 é oferecida na forma de MK-7, que tem mais biodisponibilidade (melhor absorção) e maior bioatividade (tempo de permanência no sangue). E por fim, a Vitamina D na forma de colecalciferol ou D3 é mais biodisponível por ter maior potência para ser convertida na forma ativa da Vitamina D dentro do organismo.

Este foi o Top 5 dos suplementos essenciais para incluir no seu dia se você busca mais saúde e qualidade de vida. Foram levados em consideração o risco para o desenvolvimento de deficiência clínica, seja pela baixa produção endógena ou baixo consumo de alimentos fonte. Na escolha da suplementação é importante buscar por produtos certificados e as melhores formas químicas, que terão melhor absorção e aproveitamento pelo organismo. A boa notícia é que você encontra todos eles no site da NatusVita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.