Categorias
Saúde em Foco

Saiba como o Magnésio Dimalato pode ajudar na saúde do coração

As doenças que afetam o coração além de ter uma alta prevalência entre os brasileiros, são uma das principais causas de mortalidade e de prolongamento na estadia hospitalar, pelas complicações que causam. O risco para o desenvolvimento das doenças do coração, pode estar relacionado à alguns fatores ambientais, que poderiam ser evitados. Uma das estratégias para a manutenção da saúde e prevenção de doenças do coração é a alimentação, no oferecimento de nutrientes que tem papel fundamental na manutenção da função cardiovascular. O nutriente que pode ter maior co-relação com a funcionamento do coração é o Magnésio, sendo inclusive a sua deficiência apontada como um fator de risco para doenças crônicas principalmente ligadas ao coração, como: hipertensão, arritmia, aumento da inflamação e outras desordens cardiovasculares. Por isso, o Magnésio Dimalato pode ajudar na saúde do coração, sendo indicada a sua suplementação para este fim.

Magnésio x Coração

O Magnésio tem um papel vital na saúde e manutenção de todos os organismos vivos. É até difícil mensurar com precisão todos as reações em que ele participa ou que é elemento chave. Ele tem funções bioquímicas, fisiológicas a nível de vários sistemas e órgãos. O Magnésio traz benefícios para a saúde do coração, cérebro, músculos, articulações, ossos, controle da pressão arterial e produção de energia.

No funcionamento cardiovascular, o Magnésio trabalha em sinergia com o Cálcio, apresentando propriedades cardioprotetoras ao retirar o Cálcio da mitocôndria direcionando-o ao retículo sarcoplasmático. Ele relaxa a musculatura lisa dos vasos cardíacos, dilata as coronárias, facilita os batimentos cardíacos, melhora a irrigação do coração e previne a inflamação.

Basicamente significa que o Magnésio tem ação vasodilatadora, com potência de dilatar os vasos sanguíneos, consequentemente melhorando a circulação do sangue, diminuindo a pressão arterial e mantendo os batimentos cardíacos dentro do ritmo normal. Desempenhando assim, um importante papel tanto na manutenção das funções cardíacas, saúde do coração e no tratamento de doenças do coração. Por isso, a sua deficiência pode acarretar prejuízo cardiovascular, pois esse sistema depende da presença de Magnésio para manter o seu funcionamento normal. 

Deficiência de Magnésio e doenças do coração

As doenças relacionadas à toda a função do coração (cardiovasculares), são consideradas uma das principais causas de morte em centenas de países. Essa alta prevalência levou à busca pela relação da sua causa, para o desenvolvimento de protocolos de prevenção e tratamento para as desordens relacionadas ao coração e todo o funcionamento vascular. Desde então, muitos estudos têm sido realizados e já está claro que a deficiência de Magnésio no organismo pode ter papel importante na patogênese de doenças como:

Hipertensão: o Magnésio com seu papel vasodilatador é responsável pela estabilização da pressão sanguínea e do ritmo cardíaco. Ele também tem papel na prevenção e no tratamento de dores de cabeça de origem vascular.

Doença cardíaca isquêmica: a sua deficiência pode causar dano vascular grave no coração e nos rins, acelerando o desenvolvimento de aterosclerose, podendo causar vaso constrição das artérias coronárias e aumento da pressão sanguínea.

Arritmia cardíaca: Baixos níveis de Magnésio afetam a sua sinergia com o potássio levando à uma desordem do funcionamento da bomba sódio/potássio. Isso modifica a excitabilidade do coração, seguido por trocas de sódio e cálcio que levam a despolarização e arritmias, onde os batimentos cardíacos parecem estar descompassados – parecem acelerados ou, com interrupção. 

Aterosclerose: Uma alimentação com excesso de gorduras saturadas associada à falta de magnésio, pode afetar as artérias e causar o desenvolvimento da aterosclerose. A lesão nas artérias pode intensificar com a gravidade da deficiência de magnésio.

Baixos teores de Magnésio também foram encontrados em pessoas com: cardiopatias isquêmicas, insuficiência cardíaca, prolapso da válvula mitral, angina e espasmos coronários.

O Magnésio tem papel cardioprotetor, com isso, está associado a prevenção e à menor incidência e mortalidade por doenças cardiovasculares. Mas para isso, ele precisa ser consumido adequadamente. Entretanto, as concentrações de Magnésio encontradas em alguns alimentos podem não ser suficientes para a demanda, estando o consumo abaixo do recomendado. Por isso, a sua suplementação deve ser avaliada, sendo o Magnésio Dimalato uma excelente opção para corrigir ou prevenir a deficiência clínica e ajudar na saúde do coração.

O que é Magnésio Dimalato?

O Magnésio Dimalato é um suplemento que contém em sua formulação duas moléculas de Ácido málico para uma molécula de Magnésio. O Magnésio Dimalato é uma fonte de Magnésio que possui alta biodisponibilidade, sendo uma das poucas formas de Magnésio que não causa desconforto intestinal, sendo um dos melhores tipos de suplementos de Magnésio encontrados no mercado. No Magnésio Dimalato o Ácido málico ajuda o Magnésio a ser conduzido até o seu sítio de absorção. Após ser metabolizado, as moléculas de Magnésio e Ácido málico são liberadas e seguem seu curso para atuar em suas funções dentro do organismo.

Magnésio

O Magnésio é responsável por muitas reações celulares, estando envolvido no anabolismo e catabolismo que envolve inúmeras ações dentro do corpo humano. Mais de 300 sistemas enzimáticos dependem da presença de Magnésio para ocorrer. Ele regula diversas reações bioquímicas no corpo, incluindo a quebra da molécula de glicose, o metabolismo das proteínas e gorduras. OMagnésio é necessário para a produção de energia, para a regulação da pressão arterial, para a excitação dos músculos, para a comunição do  sistema nervoso, mantém o rítmo dos batimentos cardíacos dentro da normalidade, regula o nível de potássio intracelular, trabalha em sinergia com o Cálcio para manter o sistema cardiovascular, participa da sínte de DNA e RNA, contribui para a manutenção dos ossos e atua no controle da glicose sanguínea.

Ácido málico

O Ácido Málico é um composto orgânico que pode ser produzido pelo corpo no ciclo de Krebs, que é um mecanismo de conversão do glicogênio em energia, ou seja, gera energia ao organismo por meio dos alimentos ingeridos. Pela sua atuação neste ciclo que é realizado diariamente, ele é importante para aumentar a disponibilidade de energia para o corpo utilizar. O ciclo de Krebs é essencial para a manutenção e saúde do corpo, por fornecer energia para manter as suas funções vitais. Com isso, o Ácido málico é extremamente importante, para manter o funcionamento deste ciclo. O Ácido málico, tem propriedade anti-inflamatórias o que pode auxiliar na prevenção e tratamento de certas doenças cardiovasculares. Ele também pode ser encontrado em pequenas frações em frutas como: maçãs, cranberries e algumas uvas.

Benefícios do Magnésio Dimalato para o coração

O Magnésio Dimalato é um suplemento que pode ser utilizado para ajudar na saúde do coração. O Magnésio tem papel protetor, no desenvolvimento e progressão de doenças cardiovasculares, portanto, o organismo precisa receber quantidades suficientes de Magnésio para este sistema não ser prejudicado. Já se sabe que grande parte da população está em risco para deficiência clínica de Magnésio, pelo baixo consumo de alimentos fonte ou pela qualidade nutricional da alimentação. O Brasil não possui solo vulcânico, podendo os alimentos de origem vegetal apresentar baixas quantidade de Magnésio, sendo necessária a suplementação para aumentar as reservas no organismo.

O Magnésio pode ser encontrado nos ossos e o restante distribuído entre a musculatura e os tecidos moles (coração, fígado, intestino, pele e outros tecidos conectivos). Ele transita lentamente entre os ossos, músculo e demais tecidos, porém no caso de deficiência, o Magnésio é mobilizado dos tecidos ósseos e muscular para suprir a demanda dos órgãos vitais, como o coração. Por isso, é importante manter as reservas do organismo, que também diminuem com a idade, para que o organismo tenha quantidades suficientes para todos os órgãos.

A suplementação com o Magnésio Dimalato pode ser usada para manter as reservas orgânicas de Magnésio, beneficiando o sistema cardiovascular, mantendo a pressão dentro da normalidade, diminuindo o risco para arritmia, melhorando a função hemodinâmica, melhorando o quadro de inflamação e diminuindo o risco para doenças cardiovasculares.

Na NastusVita você encontra o verdadeiro Magnésio Dimalato puro, com certificado técnico e sem aditivos químicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.