Categorias
Beleza Saúde em Foco

Vitamina C: Qual a melhor forma de absorção?

Conheça a Vitamina C Lipossomal que tem a melhor forma de absorção e aproveitamento pelo organismo

A Vitamina C ganhou popularidade no seu uso contra gripes e resfriados, entretanto a sua importância dentro do organismo, vai além da sua atuação no sistema imune, sendo um nutriente essencial para a manutenção da saúde como um todo.

Ela desempenha muitas funções no organismo e tem papel importante como cofator para diferentes enzimas, que são necessárias para realizar inúmeras reações químicas dentro do organismo. Pela sua atuação e benefícios desempenhados na saúde, a Vitamina C precisa ser oferecida por meio de alguns alimentos de origem vegetal ou através da suplementação.

Entretanto, a sua absorção no intestino é limitada, sendo esse mecanismo saturado quando a concentração da Vitamina C na mucosa é maior. Por isso, é importante a escolha do suplemento de Vitamina C para oferecer ao organismo uma melhor absorção e aproveitamento. Pensando nisso, vamos falar do suplemento Vitamina C Lipossomal que tem a melhor forma de absorção e aproveitamento pelo organismo.

Quais as funções da Vitamina C?

A Vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel essencial para a saúde humana, sendo necessário o seu consumo diário.

Ela possui ação antioxidante, por isso, é importante na neutralização e combate aos danos causados pelos radicais livres, aumenta a absorção de ferro dos alimentos – sendo esse mineral melhor aproveitado pelo organismo -, é importante no funcionamento do sistema imune fazendo parte da primeira linha de defesa do organismo, é essencial para a biossíntese de colágeno e é importante para a saúde dos ossos e dentes. Além disso, pela sua ação antioxidante, ela atua em outras reações bioquímicas no organismo.

A deficiência de Vitamina C no organismo pode causar o escorbuto, esquimoses, petéquias e desordens como fadiga, indisposição, mudanças na personalidade e no desenvolvimento psicomotor. Além da baixa ingestão de alimentos fonte de Vitamina C, fatores como uso de aspirina, anticoncepcional oral e o consumo de álcool diminuem as concentrações de Vitamina C no organismo.

Já a poluição, tabagismo, metais pesados e alimentação rica em pró-oxidantes aumentam a sua  necessidade de consumo diário. Para suprir a demanda necessária, ou evitar um quadro de deficiência a suplementação da Vitamina C é indicada, sendo a Vitamina C Lipossomal a melhor forma química desta vitamina, que representa uma maior taxa de absorção e aproveitamento no organismo.

O que é Vitamina C Lipossomal?

A Vitamina C Lipossomal é uma opção para a suplementação de Vitamina C que oferece uma absorção profunda e prolongada.

Nesta forma, a Vitamina C passou por um processo Lipossomal, no qual ela foi envolvida por uma camada externa de fosfolipídeos do óleo de girassol. Fosfolipídeos são partículas de gordura presentes em muitas estruturas dentro do organismo, como a parede das células.

Quando ela é envolvida por essa camada de gordura, a molécula de Vitamina C Lipossomal se torna melhor reconhecida dentro do organismo, afinal, ela é similar à outras estruturas existentes dentro do organismo. Sendo assim, a Vitamina C fica “presa” e protegida dentro de um centro envolvido por lipossomas que são solúveis em gordura.

Logo, ajudando que essa Vitamina C seja levada e chegue intacta até o seu campo de absorção para depois ser liberada para a corrente sanguínea. Esse sítio de absorção que vai receber a Vitamina C Lipossomal, que é composto por células intestinais, tem estruturas compatíveis (fosfolipídeos) à estrutura lipossomal. Essa compatibilidade facilita a absorção, permitindo que a absorção seja mais eficiente.

Porque a Vitamina C Lipossomal é a melhor forma?

A proporção de Vitamina C alimentar absorvida diminui com o aumento da ingestão, porque as nossas células intestinais têm uma limitação para consumir maiores doses de Vitamina C.

Isso quer dizer que, em baixas concentrações a absorção é mais eficiente e quando as quantidades aumentam, a absorção diminui proporcionalmente à dose. Por isso, a recomendação de consumo, para uma absorção máxima, deve ser com doses espaçadas e menores que 1g ao longo do dia.

Mas isso tratando de suplementos comuns que não possuem uma tecnologia para aumentar a sua taxa de absorção. No caso da Vitamina C Lipossomal, ela fica encapsulada entre a camada externa de pequenas partículas de lipossomas, formando uma molécula complexa, que protege o ativo interno, no caso a Vitamina C. 

Sendo essa camada externa formada por lipídeos semelhantes às que estão presentes na nossa membrana celular, a estrutura lipossomal permite que a Vitamina C seja absorvida de forma direta pelas células do intestino. Deste modo, a absorção da Vitamina C Lipossomal é rápida e eficaz.

Quais as vantagens que a Vitamina C Lipossomal oferece?

Apesar de ser uma tecnologia recente, estima-se que a Vitamina C lipossomal possa apresentar uma taxa de aproximadamente 100% de absorção, se comparada à outras formulações. Isso quer dizer que ela apresenta a maior taxa de absorção, tendo excelente aproveitamento dentro do organismo.

A sua relação com a absorção, está ligada a dois fatores que são: a) a proteção do nutriente ativo (Vitamina C) dentro de esferas de lipossomas e b) a eficiência com que a mucosa intestinal reconhece a estrutura que envolve a Vitamina C. Outra vantagem que é possível destacar, é que ela oferece 1 g de Vitamina C por porção sendo 2222% da recomendação diária recomendada.

Limite de absorção da Vitamina C

A absorção intestinal de Vitamina C é influenciada pela quantidade consumida e isso pode explicar o fato de que a proporção que é absorvida, diminui com o aumento da ingestão.

Isso porque as nossas células intestinais têm habilidade limitada para consumir maiores doses de Vitamina C. Com isso, a recomendação geral é que para uma absorção máxima, o consumo deve ser com doses espaçadas e menores que 1g ao longo do dia.

Mas com a tecnologia da Vitamina C Lipossomal, que é uma estrutura que protege a Vitamina C e facilita a sua absorção, porque é compatível com a mucosa intestinal, é possível o consumo de maiores doses de Vitamina C. Por isso, quando comparamos A Vitamina C Lipossomal com outras formulações, podemos destacar os seguintes benefícios:

– Facilita e aumenta o teor de absorção da Vitamina C;

– Permite um consumo maior de Vitamina C por dose;

– Taxa de absorção em cerca de 100%

– A Vitamina C é protegida para chegar até o sítio de absorção;

– Impede a oxidação da Vitamina C;

– A porção oferece 1g de pura Vitamina C;

– Absorção prolongada, para que a Vitamina C não seja eliminada sem ser aproveitada pelo organismo.

– Está na forma de Ascorbato de cálcio que possui maior estabilidade.

Lembrando que, estas são orientações gerais sobre a suplementação de Vitamina C e que não substiui a orientação do nutricionista ou médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *