Categorias
Saúde em Foco

O que é Cloreto de Magnésio? Quais os benefícios?

O Cloreto de Magnésio tem se popularizado pela descoberta dos benefícios do Magnésio à saúde, que vão desde à promessa do bom funcionamento das células, nervos, músculos, ossos, fluidos, imunidade até o papel essencial na saúde do coração.

O Magnésio, por participar de diversas reações celulares do corpo, mantendo o equilíbrio e a homeostase no organismo, tornou-se conhecido por quem busca manter-se saudável e com vigor.

Cloreto de Magnésio em uma tigela

O que é Cloreto de Magnésio?

O Cloreto de Magnésio é um suplemento mineral que possui em sua composição o cloro e o magnésio (expressado quimicamente como MgCl2 – significa que é constituído por um íon de Magnésio e dois de Cloro).

O Cloreto de Magnésio é indicado para pessoas saudáveis no intuito de adequar ou suprir o consumo de magnésio da dieta, que por algum motivo possa estar deficiente, ou, para pessoas enfermas cuja patologia facilite a excreção de magnésio ou, dificulte sua absorção.

Alguns estudos comprovaram que nos países industrializados, o aumento do consumo de alimentos que contêm apenas energia e não oferecem minerais, contribuíram para diminuir a ingestão de Magnésio (1). Do ponto de vista da saúde pública, é importante não apenas identificar as possíveis fontes de Magnésio, mas também avaliar suas respectivas formas de suplementação, como o Cloreto de Magnésio.

Cloreto de Magnésio em cápsulas

Quais os benefícios do Cloreto de Magnésio?

Após o seu consumo, ele é metabolizado pelo nosso organismo e liberado em forma de cloreto e magnésio, dois compostos químicos importantes para o bom funcionamento do organismo.

Cloreto (íon de Cloro): é essencial para a vida humana, pois, ele é responsável direto e/ou indireto por diversas funções mantenedoras do corpo, como por exemplo: segurar o sangue dentro dos vasos sanguíneos, contrair e relaxar os músculos, conduzir transmissões nervosas, manter o bom funcionamento do fígado… Ele também é fundamental para a produção de ácido clorídrico, que é uma secreção produzida pelo estômago durante a digestão dos alimentos. Sem este ácido, a digestão não é completa e os nutrientes provenientes dos alimentos não serão bem aproveitados, ou seja, absorvidos.

Magnésio: é um mineral abundante no corpo, está naturalmente presente em muitos alimentos como hortaliças, legumes, frutas, grãos e feijões, além de ser um cofator em mais de 300 sistemas enzimáticos que regulam diversas reações bioquímicas no corpo, incluindo a síntese proteica, função muscular e nervosa, controle de glicose no sangue e regulação da pressão arterial. A suplementação de magnésio pode diminuir a pressão arterial, pois atua como um antagonista do cálcio no tônus ​​do músculo liso, causando assim vaso relaxação.

O Magnésio é necessário para a produção de energia, fosforilação oxidativa e quebra da glicose. Contribui para o desenvolvimento estrutural do osso e é necessário para a síntese de DNA e RNA. Ele também desempenha um papel no transporte ativo de íons de cálcio e potássio através das membranas celulares, um processo que é importante para a condução do impulso nervoso, contração muscular e ritmo cardíaco normal. (2)

 “O magnésio desempenha um papel essencial numa ampla variedade de reações celulares fundamentais. Muitas descobertas recentes aumentaram a importância do magnésio na saúde humana e na doença.” “…Há evidências crescentes de que as alterações no metabolismo do magnésio têm um impacto negativo principalmente na biologia cardiovascular”. (1)

Por que o Cloreto de Magnésio não é tão bem absorvido como o Magnésio Dimalato e outras formas?

Algo importante a ser dito é justamente que o Cloreto de Magnésio não é um produto “quelato”, ou seja não passou pelo processo de quelação, que é a ligação do mineral com um aminoácido.

Isso quer dizer que outras formas de magnésio, como o Magnésio Dimalato, Magnésio Glicina e o Magnésio L-Treonato são melhores absorvidos pelo organismo.

Vale ainda dizer que há suplementos, como o 4Mag+ que possui quatro tipos de magnésios em uma cápsula!

Onde comprar Cloreto de Magnésio?

Uma das formas mais simples de comprar o Cloreto de Magnésio é pela internet. Porém, é necessário você comprar em sites seguros e que garantam a entrega de seu produto sem aborrecimentos!

Pensando nisso, no site da NatusVita você pode comprar o Cloreto de Magnésio em cápsulas e pagar no boleto bancário ou em até 10X sem juros no cartão de Crédito. O envio é realizado para todo o Brasil.

Referências Bibliográficas:

  1. VERHAS, M. et al. Magnesium bioavailability from mineral water. A study in adult men. European Journal of Clinical Nutrition. Vol. 56, n. 5, pp. 442-447. Maio de 2002.
  2. RUDE, RK. Magnesium. In: Ross AC, Caballero B, Cousins RJ, Tucker KL, Ziegler TR, eds. Modern Nutrition in Health and Disease. 11th ed. Baltimore, Mass: Lippincott Williams & Wilkins; 2012:159-75.

24 respostas em “O que é Cloreto de Magnésio? Quais os benefícios?”

Olá Accurcio! O Magnésio é um mineral muito importante para o organismo e tem funções indispensáveis para a manutenção da saúde. Você conhece os outros tipos de Magnésio? Aqui no blog tem vários artigos sobre outras formas de Magnésio e qual a sua indicação.

Olá Miriam! Temos recebido muitos comentários como o seu, porque, realmente o mineral magnésio é um nutriente muito importante para a saúde.

Bom dia,sou de OlindaPE.tomo o cloreto de magnésio PA,há bastante tempo,e mim sinto muito bem,acho q a arritmia que tinha,fiquei curado.agor
a pergunto:o cloreto serve pra combater os efeitos da chicugunha?

Olá Neusa! Você pode tomar o Magnésio Dimalato para tentar aliviar esse quadro de inflamação> https://www.natusvita.com.br/magnesio-dimalato-capsulas. O ideal é que você associe o Magnésio com outros nutrientes como o colágeno tipo 2, que melhora a função articular, o Zinco, o manganês e o cobre que atuam na estruturação óssea, o ácido hialurônico para tentar devolver a lubrificação natural dos ossos. Temos um produto que reúne todos esses nutrientes e é indicado para casos como o seu> https://www.natusvita.com.br/flexupper.

Olá Reginaldo! Não há estudos que comprovam essa teoria. Você precisa primeiramente fazer algumas alterações na sua alimentação. O Cloreto de Magnésio é um suplemento alimentar natural e o mineral magnésio tem ação anti-inflamatória, você pode associar ele à sua rotina e observar se há melhora no seu quadro. Temos a opção de Cloreto de Magnésio P. A. em cápsulas, o que torna o seu consumo mais facilitado> https://www.natusvita.com.br/cloreto-magnesio-pa-capsulas

Olá Romero! Em casos específicos como o seu, orientamos para só fazer uso de suplementação com orientação médica ou nutricional. É preciso verificar a sua função renal, se há deficiência nutricional e qual a melhor forma a ser suplementada.

Olá Vilma! Ele não tem essa ação diretamente, apesar de melhorar, por exemplo, o metabolismo energético. Os suplementos mais indicados no tratamento para perda de peso, quando associados à mudança nos hábitos alimentares são: Spirulina, Agar Agar, Quitosana, Triptofano e Psyllium. Todos eles você encontra em nosso site:https://www.natusvita.com.br/. No canal do YouTube a nossa nutricionista fala sobre os efeitos desses suplementos, quer dar uma conferida? https://www.youtube.com/watch?v=u27mkhYvRms&t=29s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *